Por a 22 Julho 2025

É possível respirar o calor mediterrâneo com os pés assentes na areia carioca? A resposta é sim! Veja como, neste duplex onde a simplicidade das formas orgânicas encontra os materiais naturais e o conforto e equilíbrio contemporâneo. Um projeto assinado pelo escritório House in Rio e fotografado por Luiza Schreier.

Projeto: House in Rio Arquitetura / Fotografias: Luiza Schreier

Um duplex localizado no último piso de um edifício no Rio de Janeiro, ganhou uma nova identidade através de um projeto assinado pelo arquiteto Rodrigo Cardoso, do atelier House in Rio Arquitetura. Inspirado pelas formas orgânicas e pela rusticidade elegante da arquitetura grega, o projeto transformou completamente os 340m² do imóvel para acolher o estilo de vida do empresário Filippo Renner, de 40 anos.

Mais do que uma renovação estética, tratou-se de uma reinterpretação contemporânea do estilo mediterrâneo, onde cada detalhe foi pensado para criar um ambiente funcional, luminoso e com um forte caráter artesanal.

A história do projeto começou antes da compra do imóvel: Filippo Renner consultou Rodrigo Cardoso para avaliar o potencial da planta. Com o aval do arquiteto, deu-se início a uma remodelação total, que durou cerca de um ano. A missão era clara — eliminar ângulos rígidos, adoptar o cimento queimado branco como base neutra e valorizar mobiliário em madeira maciça, fibras naturais e acabamentos manuais.

“Desde o início, o cliente trouxe muitas referências de casas nas ilhas gregas — formas curvas, simplicidade e materiais naturais”, explica Rodrigo. Esta visão traduziu-se numa paleta cromática suave e terrosa, onde se destacam elementos como o piso em porcelanato tom areia e uma rede em sisal, exibida como escultura na sala de estar.

O layout original foi completamente repensado para favorecer a fluidez dos espaços e adaptar-se à vida quotidiana do morador. A antiga cozinha e lavandaria deram lugar a um closet generoso na suite principal, enquanto a nova cozinha foi reposicionada para se integrar com a sala de jantar, num conceito mais aberto. A antiga piscina do primeiro piso foi removida para criar uma zona de estar exterior mais ampla, e o spa no piso superior tornou-se num dos grandes destaques do projeto.

Hoje, o primeiro piso acolhe uma generosa sala de estar com escritório integrado, cozinha e sala de jantar em open space, área de serviço, uma master suite com closet, duas suites adicionais (uma delas com espaço de trabalho), e um terraço. No piso superior, reina um spa de 30m², com um chuveiro instalado num tronco de eucalipto, um sofá em alvenaria e vasos com cactos, que ajudam a transformar  o ambiente num retiro urbano.

“Optámos por criar nichos com formas orgânicas, para acolher os objectos que o Filippo foi colecionando — vasos cerâmicos, peças antigas — e reforçar esse lado rústico que tanto o inspira”, afirma o arquiteto. Muitos dos móveis — como os sofás exteriores, a cama da suite principal e a mesa do escritório — foram desenhados à medida por Rodrigo, conferindo à casa uma identidade única.