Este projeto chave-na-mão consiste na transformação de um apartamento alojado num palacete, em Cedofeita, no Porto. Uma homenagem ao luxo clássico e sofisticado, da responsabilidade do ateliê de Mónica Parreira.
Projeto: Mónica Parreira / Fotografias: Ricardo Oliveira Alves / Texto: Isabel Figueiredo
O estúdio de Design de Interiores de Mónica Parreira assina o projeto de transformação de um dos apartamentos que hoje integram um palacete, devidamente recuperado e renovado, em Cedofeita, no Porto. A riqueza do edifício, a sua história e os detalhes arquitetónicos assumiram-se tão desafiantes quanto motivantes. “O desafio consistiu em transformar este apartamento numa verdadeira homenagem ao luxo clássico e sofisticado”, diz Mónica Parreira.



O projeto, chave-na-mão, foi realizado à distância para um casal que, do outro lado do mundo, definiu o briefing em tom de brincadeira: “Queremos uma casa de rei!”. Habituados a um estilo mais contemporâneo, decidiram criar um refúgio europeu com todo o glamour e charme do estilo de outros tempos.



Inspirado pelos detalhes arquitetónicos do edifício, caso dos tetos trabalhados (outrora, a sala de música do palacete) e das portadas recuperadas, o projeto homenageia o estilo clássico com uma abordagem contemporânea. Mas para adaptar este espaço ao estilo pretendido foram indispensáveis algumas alterações, e estas passaram “pelo desenho de ‘boiseries’ altamente detalhadas em várias divisões da casa, pelo adorno da lareira, originalmente moderna, à qual foram acrescentados anjos, à semelhança dos tetos já existentes, para um ambiente harmonioso e majestoso, ou pela transformação dos roupeiros em estante no escritório”.





Na entrada, a consola Luís XV, francesa, do século XVIII, estabelece o tom de sofisticação. A sala de estar exibe peças de antiquário, como a cómoda D. José e a bergère de lareira em seda francesa, combinadas com móveis desenhados à época. Lustres Maria Teresa e poltronas gustavianas restauradas complementam o ambiente clássico.


A cozinha, com base moderna, foi enriquecida com um papel de parede que evoca padrões de cerâmica tradicional e um lustre Maria Teresa, para um ambiente surpreendente. Entre a sala e a cozinha, a antecâmara acolhedora, com uma mesa italiana do século XIX, sugere um espaço perfeito para apreciar o pôr do sol.









No quarto de hóspedes, o charme francês predomina nos apontamentos Toile de Jouy, nos móveis em mármore e dourados, criando uma atmosfera romântica. A casa de banho social impressiona com papel de parede impactante que cobre paredes, teto e porta, proporcionando uma experiência visual imersiva.


Na master suíte, detalhes dourados, um biombo forrado a tecido e um toucador em pau-santo francês unem-se para criar um ambiente palaciano. O teto, decorado com um papel de parede parisiense, adiciona uma textura especial ao espaço, enquanto os tecidos luxuosos da cama evocam conforto e sofisticação.



“A confiança mútua e a comunicação contínua foram essenciais para o sucesso do projeto”, salienta a designer de interiores. “Especialmente quando os clientes pediram para não acompanhar as fases finais, preferindo uma surpresa. Quando, finalmente, viram o resultado, ficaram deslumbrados, comprovando que uma visão partilhada pode transformar sonhos em realidade”.