Situada numa zona densamente arborizada, esta casa é o retiro na montanha de uma família com residência principal em Manhattan. Alinhada na extremidade de um declive suave, a casa abraça a paisagem e encoraja a uma ligação estreita ao ambiente natural. O projeto é do escritório CLB Architects e as fotografias de Kevin Scott.
Projeto: CLB Architects / Fotografia: Kevin Scott
Este retiro de montanha, ergue-se entre densos abetos e pinheiros, oferecendo à família proprietária uma ligação estreita ao ambiente natural. Com a sua residência principal em Manhattan, o casal proprietário desejava uma casa de férias onde se pudessem reconectar com a natureza e encorajar os seus três filhos a experimentar a paisagem à medida que crescem. O marido passou algum tempo a crescer na quinta de árvores do avô, em New Hampshire, e queria recriar essas experiências preciosas no meio da natureza para a sua jovem família. Encontrou o sítio ideal em Montana, e a casa tornou-se num lugar que aproxima os membros da família uns dos outros e das florestas e lagos que são enquadrados por espaços interiores e exteriores nos dois níveis da casa.
Situada numa zona densamente arborizada, a casa foi cuidadosamente localizada para se misturar com o ambiente natural e minimizar a perturbação do local, maximizando as vistas.
Alinhada na extremidade de um declive suave, a sua planta longa e linear é pontuada por duas alas em cada extremidade que se estendem para fora e para dentro da paisagem para captar vistas espectaculares. As duas alas são inclinadas para o exterior para abraçar a paisagem e definir um espaço exterior semi-abrigado entre os volumes.
Um corredor de vidro de dupla face no nível superior liga as duas alas, centrando uma zona porosa e transparente no núcleo da casa e convidando o exterior a entrar. “O nosso objetivo era encorajar a família a sair e a experimentar a natureza, por isso a casa oferece oportunidades para sair a partir de quase todas as divisões. Para esta família, que está habituada a uma experiência urbana, a casa precisava de proporcionar espaços exteriores de transição que lhes permitissem sair, mas que continuassem cobertos e protegidos, para que não se sentissem completamente na natureza”, explica Kevin Burke, Diretor de Design da CLB Architects.
O programa da casa apoia a conetividade com quartos de tamanho modesto no nível inferior para incentivar os membros da família a se reunirem nas áreas de estar principais. A elevação da cozinha, das salas de jantar e dos espaços de convívio permite vistas arrebatadoras sobre o lago Ulery’s e os picos espanhóis. O design enfatiza a ligação à natureza em todas as divisões, com áreas de entretenimento interiores diretamente ligadas a espaços exteriores para um fluxo livre de movimento de dentro para fora.
O design de interiores reflecte a personalidade e a identidade única da família, ao mesmo tempo que se inspira no ambiente natural. “O design de interiores é uma continuação da arquitetura, sendo que ambos se inspiram no contexto natural do local”, explica Sarah Kennedy, Designer de Interiores, do escritório.
“O objetivo era trazer uma sensação de calor através da materialidade interior, que enfatiza um elemento natural para se ligar à arquitetura e ao local”, continua Sarah.
O mobiliário ajuda a trazer as cores e texturas da natureza para o interior, com toques de vermelhos e laranjas profundos, couros ricos e tapetes e tecidos texturados que evocam uma paleta de paisagens outonais. Uma coleção de arte profundamente pessoal une os dois mundos da família, com peças de origem local e da cidade de Nova Iorque.