Por a 1 Fevereiro 2023

Joséphine Fossey assina esta interpretação única da arte de viver nas montanhas, apoiando-se numa decoração inspirada na arquitetura modernista e nas obras de Henry Jacques Le Même, Charlotte Perriand e Marcel Breuer.

Projeto: Joséphine Fossey Office / Fotografias: Alice Mesguich

Para o terceiro imóvel da Iconic House, o Joséphine Fossey Office assina uma interpretação única da arte de viver nas montanhas. Para o Chalet 1550, situado em Courchevel, nos Alpes franceses, a curadora de arte e diretora criativa,  Joséphine Fossey, apostou numa decoração singular inspirada na arquitetura modernista e nas obras de Henry Jacques Le Même, Charlotte Perriand e Marcel Breuer, refletindo uma busca pelo charme e autenticidade de outrora.

Joséphine Fossey concentra-se em projetar espaços onde a fronteira entre o interior e o exterior se confunde, favorecendo uma atmosfera íntima e acolhedora e uma relação próxima com a natureza. Com o Chalet 1550, oferece uma nova forma de pensar a montanha, afastando-se da estética clássica dos chalés com paletas neutras, para dar lugar de destaque às cores vivas, matérias-primas e formas geométricas. A decoração, caracterizada pela omnipresença da madeira e fortes escolhas estéticas, mistura peças vintage, móveis por medida e peças de coleção .

Neste projeto, Joséphine Fossey reúne pintores, escultores e artesãos da região para iniciar uma nova e profundamente humana arte de viver através do prisma da colaboração criativa.

Uma experiência artística singular

Na entrada do Chalet, destaca-se uma consola de carvalho maciço talhada, feita à medida pelo jovem designer Ateljé Loupchat, convidando a natureza a entrar. A ampla sala de estar – a obra-prima do Chalet -, é ladeada por enormes janelas salientes que se abrem para a montanha. Aqui, o elemento de destaque é uma lareira esculpida em pedra de granito Mont Blanc com cerca de 7 toneladas. Contudo, Joséphine Fossey sublinha também o candeeiro de pé Prieuré em carvalho maciço da Maison Henry Jacques Le Même, o primeiro de uma série limitada de 30, criada a partir dos arquivos do arquitecto Henry Jacques Le Même.

Joséphine Fossey chamou o marceneiro Sylvain Perrier, para criar a impressionante mesa de madeira lacada da sala de jantar, inspirada na obra de Charlotte Perriand. Restos de madeira da sua oficina, também foram reciclados para criar pequenas esculturas geométricas e modernistas, aninhadas sob o teto da sala de jantar.

No projeto, foi dada especial atenção aos têxteis, que transmiten um certo calor aos ambientes. Feito por medida pelo Atelier des Frères, um estofador e designer local, as cortinas e almofadas são caracterizadas por cores vivas.

Joséphine Fossey desenhou este interior apostando na coerência global, mas também no rigor do detalhe: cada elemento da imponente biblioteca da sala – livros de arte, romances, biografias – segue a linha orientadora da aventura, da arquitetura, da relação com a natureza e da introspecção ligada ao cenário particular da montanha.

0
Would love your thoughts, please comment.x