Por a 18 Janeiro 2022

Existem vários fatores que podem inspirar e determinar um projeto de arquitetura. Neste chalet de montanha, as vistas deslumbrantes e a vontade de banhar de sol todas as zonas sociais ditou o resultado final.

Arquitetura: Chevallier Architectes / Fotografias: Laurent Cousin & Solène Renault

Um Caraccard na Suiça, é o nome que se dá a uma casa de montanha, feita em madeira, com um sótão elevado. O projeto que apresentamos hoje, faz-nos sonhar com essas geografias. Vamos até um chalet em Chamonix – Mont Blanc, assinado pelo gabinete de arquitetura Chevallier Architectes.

O projeto partiu de uma base existente – o que acabou por não se revelar uma tarefa fácil -, e exigiu opções reais de planeamento, visto que a casa de montanha seria ocupada em grande parte do ano. Contudo, as escolhas arquitetónicas tiveram em consideração diversos fatores, entre eles, o terreno íngreme em que se implanta e as vistas deslumbrantes que oferece.

O chalé foi pensado para permitir vistas de 360 graus e expor as zonas sociais ao máximo de sol possível. Para isso, foram encenados cenários e cada área foi desenhada tendo em consideração o percurso do astro-rei.

O revestimento do exterior em madeira, foi cuidadosamente feito por medida, devido ao fato do volume total ser composto por diferentes cubos.

Um projeto que Renaud Chevallier classifica como perfeito e que pese embora fosse ambicioso, foi terminado tendo atingido todos os objetivos propostos.

0
Would love your thoughts, please comment.x