Por a 24 Dezembro 2024

Estivemos à conversa com Carla de Campos e Hélder Unas, do escritório OSA – Other Side Architects. Conheça os seus favoritos e o que nos deixa como sugestão.

Carla de Campos e Hélder Unas são parceiros na vida e na profissão. 
Têm uma história de vida única que a arquitectura enriqueceu e que conta 
com mais de 30 anos de experiência. Descubra os seus favoritos de sempre.

Um projeto

Um dos último trabalhos do coletivo OSA é a penthouse no topo de um edifício, também ele projeto do ateliê. “O cliente é um homem culto, viajado, sofisticado e proprietário de várias obras de arte, que pretendia expor de maneira diferenciada. Surge assim o conceito de uma galeria de arte nos percursos da casa, criando-se o cenário certo para a colocação das peças”.

Arquitetura

Fotografia de Boysplaynice

A dupla de arquitetos aponta Zaha Hadid como a figura da arquitetura a assinalar, “por ter sido uma visionária, a primeira mulher a receber o prémio Pritzker em 2004, pela sua abordagem ousada, vanguardista e futurista da arquitetura, num registo claramente influenciado pela arquitetura modernista, num constante desafiar do design e da plasticidade com o objetivo de despertar sentimentos e não somente a busca pela ‘beleza’. Foi realmente para lá dos limites expectáveis, atreveu-se a desafiar a visão e interpretação da arquitetura contemporânea ”.

Destino

Fotografia de Ian Dooley, unsplash.com

Nova Iorque é o próximo destino. “Apela de imediato ao imaginário cinematográfico, artístico e cultural, sendo uma cidade over scale, inesgotável e metamórfica”.

Um livro

Chief Love Officer, de Cristina Amaro, é o livro sugerido, “porque consideramos muito relevante pela coragem de defender uma liderança empresarial mais empática, que traz o amor para as empresas e o assume como parte relevante da estratégia de negócio, potencia as relações entre as pessoas e estabelece uma hierarquia de proximidade“.

Design intemporal

Uma peça de design intemporal: “ o Aston Martin DB 05, as máquinas em conexão com a arquitetura na sua abordagem mais mecanicista. O icónico carro do agente 007, no filme Goldfinger e outros, estará sempre associado ao universo dessa personagem, mas também à ação, à aventura e ao lifestyle“.

0
Would love your thoughts, please comment.x