Localizado em Belo Horizonte, no Brasil, este apartamento de 150m2 foi remodelado e ganhou uma decoração contemporânea com toques clássicos. Camila Medrado, que assina o projeto, optou por uma paleta de cores quentes com base neutra – que tão bem se integra na nova estação. As fotografias são do Estudio NY18.
Projeto: Camila Medrado / Fotografia: Estudio NY18
Assim que compraram este apartamento de 150m2, os seus proprietários – um casal na faixa dos 50 anos -, encomendou à arquiteta Camila Medrado um projeto de remodelação completa, com decoração integralmente nova em todas as divisões. “Pediram uma decoração contemporânea com toques clássicos, especialmente na área social”, conta a arquiteta.
O projeto contemplou a incorporação da varanda e parte de um dos quartos à sala e integrou a outra parte deste dormitório à suíte do casal (para conseguir ter um guarda-roupa) e à circulação íntima (para ter ainda um armário com função de roupeiro). Além disso, o antigo quarto de serviço foi demolido para ampliar a cozinha e abrir espaço para a criação de uma despensa, que não existia na planta original.
O conceito que norteou a proposta foi o de uma residência contemporânea e clara, com toques clássicos, marcada por móveis brasileiros de design assinado, entre peças de acervo, novas, reedições e achados vintage, como as cadeiras de jacarandá Novo Rumo (original dos anos 60), o par de poltronas M97 (de Percival Lafer), o banco Leif e as cadeiras Lucio (de Sergio Rodrigues), o aparador Alva (da dupla Marcelo Alvarenga e Susana Bastos), as mesas laterais de pau-ferro (do Studio Sette7), a baqueta Abaporu (do Alfio Lisi), e o trio de espelhos redondos de parede (do Estudiobola).
Entre as obras de arte, a arquiteta destaca os quadros de Eduardo Sued, Judith Lauand, Tarsila do Amaral e Amilcar de Castro, as esculturas de Marcos Coelho Benjamim e Zé Bento e a arte popular de Mamulengo do Celestino.
Na decoração, a arquiteta adotou uma paleta cromática com base neutra e clara e acrescentou texturas variadas nos materiais e acabamentos para que o resultado final ficasse elegante, sofisticado e, ao mesmo tempo aconchegante. Para reforçar esta sensação, o piso de toda a área social e íntima foi revestido com madeira natural.