Por a 10 Julho 2024

Sol, chuva, geada e humidade pedem mobiliário e acessórios resistentes, quer se trate de um jardim ou varanda. Mas também pedem beleza, estética e muita pinta. Veja as sugestões que reunimos nesta primeira parte do especial ambientes exteriores.

Texto: Isabel Figueiredo

Os consumidores procuram também e cada vez mais, soluções de mobiliário de exterior ambientalmente sustentáveis. Tal inclui a escolha de materiais reciclados ou renováveis, bem como práticas de fabrico que minimizem o impacto ambiental. Veja tudo isso nas sugestões que mostramos de seguida.

1. Vela aromática, de cera vegetal, em recipiente tradicionalmente fabricado em canas tecidas multicoloridas com pormenores e uma pega de couro, da Heimat Atlántica x Zara Home, na Zara Home.

 2. Vk04 Grafite, Pietra Kode, da Dekton, fundo escuro, mistura preto e cinzento intercalado com manchas esbranquiçadas e avermelhadas, semelhantes a nuvens, reinterpretando a textura do calcário escuro de grão fino. Na Cosentino.

3. Mesa de jantar hexagonal Talo, da Expormim, por Altherr Désile, base de betão UHPC com base em componentes minerais naturais e fibras orgânicas (não metálicas), para uma boa resistência às intempéries. Outras opções de tampo de mesa, incluindo em Dekton® com 12 mm de espessura.

4. A vela perfumada Doany Ilafy — orquídea, flor de sal e Ylang Ylang —, da Baobab Collection, é revestida com ráfia em tons de rosa, tecida à mão por uma cooperativa de mulheres em Madagáscar. O motivo tecido e bordado do sinal aborígene representa locais sagrados e é repetido à volta da vela num efeito gráfico e contemporâneo. Na sanimaia.

5

5. Ambiente às riscas muito náutico, da Fatboy, proporcionado pelo guarda-sol e o sofá Paletti em Ocean Blue.

6

6. Cadeira da coleção Thorvald, da &Tradition, numa abordagem moderna às linhas líricas do artista neoclássico mais estimado da Dinamarca, Bertel Thorvaldsen. Estrutura em aço e assento em grelha. Um convite a uma pausa, desfrutar de uma conversa, uma bebida ou um momento memorável a céu aberto.

7. Cadeira Bistro Metal, cor de mel, da Fermob, dobrável, cómoda e resistente às intempéries graças ao revestimento a pó anti-UV que garante cores vivas durante anos. 

8. Cadeira lounge Astra 001, reclinável e com rodízios, da Roda, desenhada por Rodolfo Dordoni, combina o alumínio sólido e a corda de poliéster ou acrílico (Ø 7 mm) com uma mistura de algodão para uma combinação fresca, leve e confortável.

9

9. Espreguiçadeira exterior ajustável Jack, por Jacques Deneef, estofada com tecidos feitos na Bélgica e em teca sólida, na Ethnicraft.

10. Otomana XL para exterior Cask, da Expormim, por Norm Architects, fabricada em tubo de alumínio de alta resistência, com possibilidade de personalização através da extensa variedade de tecidos técnicos adequados para uso exterior.

11. Cadeira Roè, da Fast Spa, vista no Salone del Mobile 2024 de Milão, pela dupla de designers e arquitetos Francesco Meda e David Lopez Quincoces. Estrutura em alumínio extrudido e articulações fundidas, para uma elegância que também ela funde interior com exterior.

13. Cesto de cerâmica em verde-esmeralda, da Ferm Living, feito à mão, importa a técnica tradicional da cestaria para o material cerâmica. Pode ser utilizado como vaso para plantas, fruteira ou peça decorativa.

14. Cadeira Beetle por GamFratesi para a Gubi, agora adaptada para o ar livre, com estrutura e pernas com proteção UV, concha em bege acetinado mate ou branco alabastro — almofada de assento opcional com tecido próprio para o exterior.

15. Out-fit Gym, da Ethimo, pelo Studio Adolini que desenhou uma “sala de fitness” ao ar livre para exercitar o corpo e relaxar a mente. Metal e teca e acessórios em pele falsa.

16. Cadeira Kintbury, da Fermob, desenhada por Terence Conran, várias cores disponíveis, empilhável (máx. 6), estrutura em aço e assento em chapa de aço.

0
Would love your thoughts, please comment.x