Por a 9 Abril 2024

O ateliê Paz Braga Arquitectura assina o projeto desta moradia em Tavira, com cerca de 350m2, cuja missão foi redecorar toda a casa, aproveitando algum do mobiliário existente, através da sua restauração e reinterpretação. 

Projeto: Paz Braga Arquitectura / Fotografia: Marta Poppe / segundo memória descritiva

A casa de cinco quartos, além dos espaços sociais, cozinha e casas de banho, a que se junta o alpendre e espaço exterior com telheiro e piscina, exibe uma decoração que articula algum do mobiliário existente, através da sua restauração e reinterpretação, com novas peças, mais leves e enquadradas no ambiente de praia — “O maior desafio foi criar uma harmonia entre o mobiliário e decoração antigo e as peças novas”.  

Esta é uma casa de família que acolhe diferentes gerações, pelo que um dos objetivos foi conseguir adaptá-la à estética e necessidades de todos. Uma das soluções passou pela “construção de uma base neutra de tons claros e materiais naturais, pontuada por contrastes de cor em pequenos apontamentos e nos têxteis. Desta forma, conseguimos diferenciar os espaços e incutir diferentes personalidades a cada um deles”, conta Paz Braga, responsável pelo projeto. 

Para a geração mais nova, foram criados espaços onde pudessem dormir e brincar autonomamente. Nos quartos das crianças foram colocadas camas que se abrem e criam espaço para longas noites de conversa e, no mezanino, criou-se uma zona lounge onde os mais pequenos podem brincar e ver televisão. 

Outros detalhes fundamentais no projeto são algumas peças 100% portuguesas que marcam a diferença. Em estreita relação com a loja de decoração Santo Infante, foram eleitas peças onde o trabalho artesanal é muito evidente, enquadrando-se perfeitamente com os materiais naturais eleitos. Destaca-se a composição de diferentes candeeiros suspensos de barro, que é a peça principal da cozinha, e que foi desenhada pelo Santo Infante propositadamente para este espaço.  

No exterior rodeado de natureza, a casa conta com um enorme alpendre onde foram criadas três zonas distintas. Uma zona de refeições com uma grande mesa de jantar, um espaço de convívio com um sofá em L e uma mesa de centro, e uma zona de descanso ou leitura com uma cama de rede. No entanto, o ex-líbris da parte exterior da casa é a zona lounge junto da piscina. Um espaço amplo com telhado de palha, que pode ser utilizado para longas conversas, aulas de yoga, um apoio para festas. Assim, era essencial manter o espaço bastante clean e conservar área livre, sem que este pareça vazio.  

Uma casa que oferece à família espaços de tranquilidade propícios ao convívio no meio da natureza, perfeito para relaxar durante as férias. 

0
Would love your thoughts, please comment.x