Por a 11 Abril 2024

Madeiras claras, cores vibrantes e padrões simples com tons escuros e tecidos ricos, contribuem para a estética sólida e quente deste antigo armazém transformado em loft residencial.

Projeto: BoND Architecture / Fotografias: Chris Mottalini / Adaptação: Isabel Figueiredo

BoND Architecture é uma empresa de arquitetura e interiores com sede em Nova Iorque, liderada por Noam Dvir e Daniel Rauchwerger, parceiros na vida e no trabalho desde 2019. O projeto de remodelação deste antigo espaço industrial em Manhattan, transformado em loft residencial, é fruto da colaboração de Noam e Daniel com o designer mexicano Edgar González.

Inspirados nas estéticas dos seus países de origem, México e Israel, os cofundadores do coletivo BoND, em parceria com Edgar, atribuíram à residência uma narrativa intercultural, dotando-a de muita sensibilidade cultural e de um elevado padrão estético. 

Situado na parte sul do bairro Flatiron, num edifício industrial reconfigurado, o loft, com os seus quase 180m2, inclui dois quartos, duas casas de banho, uma cozinha aberta e arejada, que destaca a estrutura original de aço preto da casa, além de um escritório e de um amplo closet. Apesar da complexidade da sua geometria, o espaço havia perdido o brilho com as várias obras levadas a cabo no passado, tornando-se opaco e desprovido de inspiração.

O projeto começou, assim, com a exposição da estrutura original, de aço preto, sempre que possível, estabelecendo-a como a necessária âncora quer para o projeto de arquitetura de interiores quer para o projeto de design. A paleta de materiais escolhida é limpa, combinando madeiras claras, cores vibrantes e padrões simples com tons escuros e tecidos ricos por forma a criar um contraste significativo. 

“Os proprietários queriam tons terrosos e uma estética sólida, como tal, procurámos peças e soluções em tons quentes e texturas subtilmente luxuosas, caso do mohair presente nas almofadas do banco embutido na sala de estar. Esta escolha adiciona profundidade sem desviar a atenção das linhas limpas dos móveis”. Os toques de cor e os padrões são introduzidos estrategicamente, vistos nas almofadas, acessórios e na crescente coleção de arte do casal. 

“Gostamos sempre de surpreender os nossos clientes, através de paletas de materiais contrastantes”, destaca Dvir. “Os principais espaços de estar e de convívio adotaram uma abordagem mais clara e acolhedora; os espaços de apoio de menores dimensões (armários, lavabo social) assumem tons mais escuros e ricos.” 

As portas e divisórias de vidro criam uma sensação de amplitude em todo o espaço repleto de luz, concentrando-se especialmente na sala de jantar e na cozinha, respeitando o gosto do proprietário em receber amigos para jantares que se prolongam pela noite fora. Os detalhes industriais fundem-se, aqui e ali, harmoniosamente por via dos móveis contemporâneos, como a mesa de jantar de cimento da RH, circundada por cadeiras vintage com encosto de cana de Edward Wormely. “A combinação de peças novas e vintage é uma das bases do meu trabalho como decorador. Acredito que é crucial equilibrar a energia de um espaço incorporando ambos”, acrescenta González. 

0
Would love your thoughts, please comment.x