Por a 16 Abril 2024

O arquiteto Otto Felix é o responsável pelo projeto de arquitetura e de interiores desta casa no campo, inspirada nas quintas e estruturas dos celeiros do passado, onde a grande sala comum assume honras do papel principal.

Projeto: Otto Felix / Fotografias: Denilson Machado / segundo memória descritiva

Inspirado pelos ambientes e estruturas das antigas fazendas e celeiros, o arquiteto brasileiro Otto Felix pensou num projeto residencial de grandes dimensões — 1270m² de área construída numa propriedade que se estende aos 20.000 m² —, que teria de ser rico em ambientes acolhedores e requintados, sem se desviar das características de uma antiga casa de campo.

Esta dualidade, a de interiores confortáveis e simultaneamente ricos, combinados com a sensação de uma casa de quinta, onde a madeira é o material dominante, está bem impressa em cada ambiente, cada espaço da casa de família.

O layout foi pensado para alojar diferentes necessidades, como a galeria particular que foi transformada no hall de entrada, com obras de arte e heranças de família com mais de 200 anos, o bar e a seleção dos quartos, a cozinha com a sua ilha de pedra…. Aqui, foi tudo cuidadosamente pensado e construído por forma a tornar o local ainda mais deslumbrante e atraente aos olhos. O contraste entre a madeira rústica e os pormenores delicados dos quartos ajudam a criar uma atmosfera única.

A sua arquitetura marcante, que ao longo dos 72 metros lineares da sua construção tem uma única tesoura de madeira que se repete, dando uma sensação de harmonia e equilíbrio, é destacada pelo contraste entre a madeira rústica e as obras de arte presentes nos quartos, que criam uma atmosfera única, um encontro entre o passado e o presente.

O centro da casa é a deslumbrante sala de estar, que fica entre os dois jardins de inverno e separa as áreas social e íntima, destacando-se os 56m² destinados para a zona do bar, um dos destaques do projeto. Uma casa que harmoniza a essência rústica da quinta com elementos modernos e tradicionais, e que deu origem a este projeto, batizado Casa Celeiro, uma obra-prima da arquitetura.

0
Would love your thoughts, please comment.x