Por a 19 Março 2024

Adaptar a casa às necessidades da família que nela habita foi o ponto de partida do projeto de remodelação e ampliação que transformou esta casa da década de 30.

Projeto: OrdonezWenzke / Fotografia: Javier Agustín Rojas / Localização: Buenos Aires, Argentina / segundo memória descritiva

Com cerca de 180m2 esta casa da década de 30, é o resultado de um projeto de remodelação e ampliação assinado pelo escritório OrdonezWenzke.

A intervenção teve como objetivo adaptar a casa às necessidades da família que nela habita e nesse sentido, foi decidido que o bloco de serviços existente no rés-do-chão –  composto por cozinha, lavandaria e WC -, seria reorganizado. Para criar um espaço com maior fluidez, foi também dada prioridade à ligação entre a cozinha e a sala de jantar. A zona de lavabo existente foi transformada em despensa e foi colocada uma nova mais próxima da entrada.

Na área da sala de jantar foram restauradas grande parte das características originais da casa, nomeadamente as arcadas, o chão e o teto. Em contraste com este espaço, foi proposto um visual totalmente imaculado e neutro para a cozinha, composta por um único e grande móvel em tom verde pastel, uma bancada cinza com backsplash elevado e uma claraboia que preenche o espaço com luz natural.

No piso superior, foi preservada a disposição original dos quartos, mas um escritório existente foi substituído por uma casa de banho, inteiramente em tijoleira, para o quarto das crianças, enquanto a casa de banho do quarto principal foi modificada para incluir um vestiário.

Originalmente, o espaço sob o telhado abrigava apenas os tanques de água e era inacessível. Ao reforçar a estrutura e criar uma nova escada em chapa branca, um novo espaço foi acrescentado à casa: um espaço flexível de trabalho e de convivência com biblioteca – característica fundamental para esta família de amantes do livro e da arte.

0
Would love your thoughts, please comment.x