Por a 8 Março 2024

Às portas de mais um fim-de-semana, desta vez reunimos sugestões para desfrutar de Lisboa de uma forma menos convencional. Se esta sem ideias para os próximos dias, tome notas.

Texto: Isabel Figueiredo

Há sempre muitas coisas a acontecerem em Lisboa. Na baixa pombalina nasceu um hotel de 5 estrelas, o Art Legacy, com 53 quartos, 7 dos quais suítes, e projeto integral do arquiteto Luís Rebelo de Andrade que usou a criatividade da Moooi para dar vida e cor aos interiores do espaço. Lá dentro, o restaurante Áurea, no piso térreo, é comandado pelo chef Pedro Mendes.

A avenida da Liberdade já tem uma loja Isabel Marant. Fica no piso térreo do Hotel Tivoli, tem cerca de 190m2 e é uma nova abordagem ao conceito de luxo intimista. Na loja há espaço para estruturas em cimento cor-de-rosa e displays projetados pelo estúdio de design Odd Matter.

Aqui mesmo, no edifício Tivoli Forum, instalou-se há pouco tempo o primeiro ‘Cosentino City Lisboa, 365m2 de área útil destinados a ser o ponto de referência e de encontro na cidade para profissionais de design e arquitetura.

Outro nome de quem gostamos muito é o de Mónica Penaguião, a designer e fundadora das lojas Poeira, que tem agora um novo espaço, na Rua Garcia de Orta 71. As novidades estendem-se ao online, com um site acabado de lançar.

Na Estrela, bairro sempre elegante, há uma pequena galeria dirigida por Marie de Carvalho, uma francesa apaixonada por Lisboa. Se não conhece, passe pela OJO que tem patente a exposição ‘Papier & Terra Mêlée, em colaboração com o artista Victor Marqué, uma pequena amostra da sua curadoria sempre elegante e especial, que reuniu desenhos, telas e esculturas cerâmicas, apliques, puxadores de portas ou azulejos, todos concebidos propositadamente para esta exposição.

E porque não há como fugir ao futuro, todas as atenções vão estar centradas no evento Dalí:Cybernetics, a experiência imersiva em Lisboa, uma viagem futurista pela mente e pela obra de Salvador Dalí e a primeira exposição imersiva e interativa dedicada ao pintor catalão em Portugal. O convite? Entrar no metaverso através de uma porta de arte digital interdimensional, para uma visão inovadora da sua obra e dos seus enigmas.    

0
Would love your thoughts, please comment.x