Por a 5 Março 2024

De arquitetura minimalista e voltada para uma piscina, nesta casa de praia os espaços são quase todos envidraçados e fomentam a relação com o exterior. Pensada para escapadelas de fim-de-semana, os interiores foram desenhados para passar uma sensação de leveza e casualidade.

Arquitetura: Starling ArchitectureInteriores: Emily Lindberg Design / Fotografias: Eric Petschek / Segundo memória descritiva

Situada na praia de Amagansett, na zona dos Hamptons, em Nova Iorque, a arquitetura minimalista desta casa, com projeto do escritório Starling Architecture, oferece um forte contraste com a paisagem costeira acidentada. O exterior é revestido a madeira – com a técnica japonesa shou shugi ban -, enquanto no interior,  o uso da madeira é caracterizado por elementos mais ‘’quentes’’.

A casa foi pensada para receber amigos. A planta gira em torno da piscina, localizada no centro do terreno num deck elevado. Os espaços comuns são todos envidraçados com janelas do chão ao teto e estão orientados para o mesmo deck – a sala de estar é um espaço de pé-direito duplo a poente da piscina; a sala de jantar fica a norte da piscina e tem uma enorme porta de correr que cria uma ligação perfeita entre o interior e o exterior; e existe ainda uma outra sala com uma biblioteca e espaço de trabalho. Todos estão ligados física ou visualmente à zona da piscina, criando uma sensação constante de relação com o exterior.

Complementando as linhas minimalistas da Arquitetura, os interiores assinados por Emily Lindberg Design foram pensados para passar uma sensação de leveza e casualidade, própria de uma escapadela de fim de semana. Peças de marcenaria personalizadas – como a ilha da cozinha e a área de jantar, usam proporções, ângulos e curvas exageradas para uma aparência lúdica e suavizada, mantendo a mesma paleta da arquitetura. Elementos vintage, orgânicos e feitos à mão, juntamente com peças novas de linhas limpas, criam diversidade visual e uma sensação de casa vivida.

A disposição dos assentos na mesa de jantar foram pensados para permitir uma melhor vista para o exterior. Uma peça na parede, da autoria de Cassie McGettigan, incorpora motivos da paisagem de Long Island, com flores e gramíneas nativas, continuando o diálogo entre o interior e o exterior.

No geral, a paleta do interior brinca com as cores do cenário à beira-mar sob o sol forte do verão. Vemos explosões de rosa choque, amarelo e laranja brilhantes que conferem vibração e dão energia aos espaços, como um mergulho de água fria no oceano. Os tons de azul celeste e azul-petróleo também aparecem em todas as  divisões.

No projeto há ainda a destacar a arquitetura paisagista, que se liga à paisagem dunar circundante, abraçando as qualidades efémeras da mesma em todas as estações.

O jardim da frente é uma plantação solta de gramíneas entre uma mistura de pinheiros e carvalhos. Caminhos simples de praia levam à porta da frente no lado norte, a um chuveiro ao ar livre e à piscina no lado sul. Com base na beleza natural das dunas e das comunidades de plantas de praia de Amangansett, o jardim da frente apresenta espécies predominantemente nativas. Mais perto da piscina, a paisagem torna-se mais controlada com uma sebe que protege a casa e a piscina das vistas vizinhas, e duas rosas trepadeiras proporcionam cor e perfume durante todo o verão. 

0
Would love your thoughts, please comment.x