Por a 27 Março 2024

Uma loja outrora apertada num bloco de casas vitorianas, foi reabilitada para acolher a vida de um médico londrino. Hoje, a casa destaca-se por oferecer espaços acolhedores, calmos e com uma componente tátil, conseguida através de uma criteriosa escolha de materiais.

Projeto: Whittaker Parsons / Fotografias: Jim Stephenson  / segundo memória descritiva

A casa, lar de um médico, que outrora foi uma loja apertada, resultou de uma remodelação sustentável. Com  três quartos e originalmente de estilo vitoriano, foi modernizada utilizando materiais sustentáveis e reutilizando outros, mostrando que é possível criar casas urbanas, confortáveis e esteticamente apelativas através de um bom design e uma construção cuidadosa.

A proposta original do cliente, contam os arquitetos, “era a de criar um espaço que permitisse uma casa mais confortável para ele e para os seus hóspedes coabitarem e trabalharem. A nossa proposta foi contra a norma, e sugerimos uma  redução da área total, em vez de uma expansão, para criar melhores espaços para viver“.

Assim, uma extensão existente de baixa qualidade foi removida para criar um pátio exterior e um espaço de convivência de boa qualidade. O outro movimento principal foi racionalizar a circulação, criando espaços que parecessem perfeitamente conectados entre si e que ainda pudessem ser fechados para privacidade.

A entrada principal dá-se por um hall de pé-direito duplo com paredes de gesso lixado e selado. A direção da escada foi completamente alterada e a madeira foi desmontada e reutilizada para a nova escada que acrescenta luz e acolhimento. Esta reorientação da entrada permitiu uma melhor configuração dos interiores – criando um conjunto de espaços de estar, jantar e cozinhar. 

A cozinha fica à esquerda do hall de entrada. Também dispõe de mesa para refeições, além de uma pequena área com sofá e lareira. 

À direita do hall de entrada há uma sala de estar separada, que se abre para o pátio com portas de vidro deslizantes. Um lavabo ‘secreto’ forrado de madeira compensada no andar de baixo está escondido sob a escada.

No piso superior existem dois quartos duplos à esquerda da escada central, à direita uma casa de banho e mais um quarto duplo. 

A paleta de materiais interiores foi informada pelos materiais descobertos no local. As tábuas existentes foram recolocadas e lixadas à mão, a escada existente foi cuidadosamente desmontada para que a estrutura e os degraus pudessem ser reaproveitados na nova escada. Os novos espaços são acabados com uma combinação de paredes de gesso aparente e pintura para criar um conjunto com uma textura calma. 

Os belos azulejos vitorianos verde-escuros existentes e os contornos da chaminé preta encontrados num dos quartos existentes informaram o design do novo espaço de banho e da cozinha.

“O escritório Whittaker e Parsons transformou o espaço criando um elegante corredor de entrada e novos espaços internos e externos que fluem juntos. O resultado é um santuário bonito, funcional e que mantém o caráter único da propriedade ”, conclui o proprietário.

0
Would love your thoughts, please comment.x