Por a 7 Março 2024

Após décadas a viver na mesma casa, os proprietários da mesma decidiram fazer uma tabula rasa para perceber como os diferentes espaços poderiam ser adaptados às suas necessidades funcionais atuais. O resultado, foi uma habitação que, para se adaptar à nova realidade familiar, inverteu os espaços.

Projeto: Destudio / Fotografias: David Zarzoso / segundo memória descritiva

Reabilitar uma casa onde o cliente já viveu durante anos é um desafio que exige uma certa regressão da sua parte e a capacidade de sair da sua zona de conforto.

Foi o caso deste projeto, onde após décadas a viver na mesma casa, os clientes decidiram fazer uma tabula rasa para perceber como os diferentes espaços poderiam ser adaptados às suas necessidades funcionais atuais.

O resultado deste processo foi uma habitação que inverte as suas zonas diurnas e noturnas e que se adapta também à nova realidade familiar.

A zona diurna é direcionada para as áreas mais luminosas da casa, integrando a cozinha como parte integrante da mesma, embora qualificando a sua diferença através de portas de vidro de correr. A posição da cozinha permite ainda um maior aproveitamento do terraço, ao qual se acede a partir da mesma, e proporciona ainda um espaço anexo de lavandaria que se liga visualmente através de uma garrafeira.

A sala de estar tem grandes dimensões graças ao facto de a sala de jantar utilizar uma estratégia típica dos projetos de restauração: para maximizar o espaço, existe um banco contínuo à volta do perímetro, o que permite que a mesa de jantar seja colocada mais perto das paredes e, por conseguinte, deixa mais espaço livre no resto da sala.

A zona de dormir tem vista para os pátios interiores, com um quarto principal com quarto de vestir e casa de banho privativa e dois outros quartos que partilham uma casa de banho comum.

Quanto à paleta de materiais, a intenção era que a arquitetura da casa funcionasse como um pano de fundo quente para exibir as peças de arte que os proprietários já possuíam.

Assim, vemos acabamentos contínuos de barro nas paredes, madeira de carvalho em tons suaves ou azulejos de porcelana em tons de pedra que se ligam ao betão exposto dos pilares. Acima de tudo, destacam-se as peças de mobiliário escolhidas para a casa e as obras de arte.

0
Would love your thoughts, please comment.x