Por a 28 Fevereiro 2024

AKACORLEONE X Mosaic Factory desenvolvem nova coleção de mosaicos e cinco esculturas de grande escala.

Texto: Isabel Figueiredo

Paysage Sauvage é o nome do projeto criado em parceria com a Mosaic Factory, empresa marroquina especialista em mosaicos, e o artista português Pedro Campiche (Lisboa, 1985), AKACORLEONE. A Mosaic Factory, fundada em 2002, entre Paris e Tânger, começou por produzir ladrilhos de cimento feitos à mão e é hoje uma empresa sólida, com várias fábricas, conhecida pela oferta alargada de produtos, hoje extensível ao granito, zellige e azulejos de terrazzo, mas também a peças de mobiliário, feitas em Tânger e todas personalizáveis. Com lojas em Lisboa, Londres, Paris, Madrid e Málaga, a empresa orgulha-se de levar ao mundo o melhor da produção artesanal.

A colaboração com AKACORLEONE saldou-se numa coleção de mosaicos desenhada pelo artista, além de cinco esculturas de grande escala, sendo esta a primeira incursão da empresa na produção autoral de obras de arte. O conceito tem origem num encontro entre o imaginário real, o desenho experimental e a geometria, fundindo o universo e a linguagem que identifica o artista português com as paisagens de Tânger. Paysage Sauvage é uma coleção que junta obras originais produzidas com granito, mármore, cimento, entre outros materiais, multiplicado na possibilidade de um cenário matemático em que os padrões comunicam vários percursos possíveis numa forma ilustrativa.

AKACORLEONE é o primeiro artista português a colaborar com a marca marroquina e esta colaboração demorou um ano a ser desenvolvida, no total, desafiando o artista português a ter contacto com uma infinidade de materiais.

“Comecei por conhecer o showroom da Mosaic Factory em Lisboa e perceber quais as técnicas que utilizam”, disse AKACORLEONE. “Procurei inspirar-me ao máximo nas matérias-primas que a empresa utilizava, e até nas cores. Foi um mix entre o que havia disponível no catálogo e a minha própria identidade. No final, acabei por escolher e desenvolver, por mim, peças originais, inspiradas no meu universo visual”.  

* mosaicfactory.com

0
Would love your thoughts, please comment.x