Por a 27 Fevereiro 2024

Esta é a historia de uma reconversão, feita de uma forma suave e ponderada, que recuperou características e introduziu novos elementos. Um projeto que atesta que os vários tempos podem conviver harminiosamente, se assim for o objetivo principal.

Projeto: Wespi de Meuron Romeo architects / Fotografias: Giacomo Albo architect/photographer / segundo memória descritiva

Localizado na aldeia de Brissago, na Suiça, este edifício – histórico e com a sua própria vinha -, foi alvo de uma reconversão suave, com o objetivo de revelar e reforçar as qualidades arquitectónicas de outrora.

Com uma bonita vista sobre o Lago Maggiore e as montanhas, o edifício foi afetado por várias intervenções no passado – como um terraço exterior sobredimensionado com três pilares e também o reboco. O jardim estava relativamente afastado dos espaços habitacionais, o que foi certamente a razão da construção inadequada do terraço.

O escritório Wespi de Meuron Romeo architects, assina o projeto que deslocou a sala de estar/jantar e a cozinha para a cave, criando uma relação imediata com o jardim, para que o terraço inadequado do piso superior pudesse ser retirado.

A criação de uma altura de 2 pisos no espaço habitacional gerou uma comunicação espacial interessante com os pisos acima e também uma iluminação ótima com aberturas em diferentes níveis.

Na casa de banho e na zona da escada no piso superior, foi criada uma ligação visual à belíssima treliça do telhado, conseguida  através da remoção do teto existente e da instalação de um vidro horizontal. Com estas intervenções, a treliça também passou a ser sentida neste piso.

Enquanto as aberturas das janelas nos pisos superiores foram essencialmente mantidas, no piso inferior (para as novas salas de estar e cozinha), foram criadas três novas aberturas modernas de dimensões moderadas que oferecem melhor luz e vista.

O reboco não histórico em todas as fachadas e nas antigas paredes interiores foi removido e as paredes de pedra natural por baixo foram expostas, apenas parcialmente rebocadas, como provavelmente eram originalmente e como é em muitas outras casas da aldeia.

Os novos elementos de construção, tais como janelas, pavimentos e paredes, correspondem às normas energéticas atuais. Todos os pisos intermédios foram preservados e as vigas de madeira antigas foram expostas.

O teto abobadado na cave foi substituído por um teto de betão, devido à integração de um novo elevador.

0
Would love your thoughts, please comment.x