Por a 13 Fevereiro 2024

Tem apenas 30m2 e resultou da recuperação de duas ruínas que definhavam no topo de um planalto. De conceito e construção simples, esta pequena cabana de pedra eleva o conceito de simplicidade e mostra como do pouco se faz muito.

Projeto: BARD Architects / Fotografia: Alexander James-Aylin e BARD Architects  / segundo memória descritiva

No topo de um planalto elevado com vista para uma das praias da ilha de Eriskay, na Escócia, estas ruinas foram transformadas numa pequena cabana de pedra.  Esta construção de 30m2, faz parte de um projeto maior, de uma casa principal, que fica afastada mas com ligação visual. O escritório de arquitetura BARD, foi contratado para desenvolver o projeto.

Na cabana, o coletivo decidiu fazer pequenas alterações nas paredes de pedra, e onde houve indícios de desabamento parcial, foram abertas vistas para o mar.

O edifício, contam, é simples em conceito e construção. Foram mantidas as paredes de pedra e inserida uma nova estrutura com telhado de duas águas simples. Esta cobertura é parcialmente inclinada para trás para minimizar o impacto visual vindo de cima.

O edifício é compacto, mas foi cuidadosamente considerado no que diz respeito à sua disposição. A entrada faz-se por um pequeno pátio externo formado nas traseiras das ruínas de pedra. Nesta zona situa-se uma pequena zona composta por casa de banho e kitchenette, estando a janela da casa de banho inserida numa abertura existente na cantaria.

O espaço principal é abobadado internamente para realçar o efeito espacial. O esforço de múltiplas voltas permite que o crescendo da vista seja desvendado aos visitantes de forma sequencial. ‘’Inserimos uma clarabóia para permitir que a luz da manhã entre no espaço principal’’, explicam, sublinhando que, ‘’o jogo da luz do dia será agradável de assistir em todas as estações’’. Nós apostamos que sim.

0
Would love your thoughts, please comment.x