Por a 30 Janeiro 2024

Peças de arte e de decoração, as ilustrações de Mariel Mendez destacam-se por ecoarem a sensibilidade das mulheres e a expressão da moda dos nossos tempos. 

Texto: Isabel Figueiredo / imagens cedidas

Mariel Mendez é uma artista mexicana-americana, fundadora da marca homónima, cujas ilustrações refletem a sensibilidade das mulheres e a expressão da moda dos nossos tempos. Por meio do uso de cores vivas e da mistura de diferentes estilos e técnicas, os seus trabalhos — já exibidos em lojas como a Neiman Marcus e Nordstrom (Nova Iorque e San Diego, EUA), bem como na Mercedes Benz Fashion Week (México) — contam a história da sua paixão pelo desenho, ainda muito jovem, dos rostos de meninas na varanda da casa da irmã. “Foi assim, sendo eu mesma, libertando-me dos limites e mostrando a todos o que eu fazia, que descobri novas oportunidades numa altura da minha vida em que não encontrava um sentido, um caminho…”, revela-nos a artista. 

Estas “Moody Girls”, como lhes chamou, foram a resposta às suas dúvidas. “A minha mente estava descontrolada, não conseguia encontrar um significado, mas de algo eu tinha a certeza: sempre soube que o meu trabalho envolveria algum tipo de atmosfera criativa. Comecei a ter aulas de arte desde muito jovem e a minha mãe, que tinha uma loja de flores e de decoração, e onde eu me entretinha ajudando a fazer acessórios decorativos para a casa, despertou ainda mais o meu lado criativo e artístico. Passei a maior parte dos meus anos de desenvolvimento a seu lado, observando-a a fazer a sua magia, decorando as belas peças florais”. 

Depois de alguns anos a trabalhar como professora, Mariel decidiu dar aulas de pintura a crianças e adolescentes num café de cerâmica em San Diego. Não suficiente para dar o “salto de fé”, como se lhe refere, Mariel fez nascer a Maralove quando, mais tarde, decidiu avançar sem pensar muito em sucesso ou fracasso. “Esta libertação trouxe-me oportunidades. As pessoas começaram a seguir-me nas redes sociais e para onde eu ía, mostrava a todos a minha arte. Deixei de lado as inseguranças, ignorei todas as críticas e comentários negativos, atuei de acordo com as minhas opiniões e sentimentos pessoais, porque são esses comentários que, muitas vezes, nos travam o passo. Essa ideia de inspirar outras pessoas ajuda-me a seguir em frente e percebo, todos os dias, de que forma todos nós podemos ter um grande impacto na vida uns dos outros e na nossa própria vida. 

0
Would love your thoughts, please comment.x