Por a 30 Janeiro 2024

O estúdio floral criado pelo brasileiro Nathan Kunigami, a morar em Lisboa, celebra a arte japonesa milenar de arranjos florais Ikebana, pela qual o artista se enamorou na sua primeira viagem ao Japão, em 2017. 

Texto: Isabel Figueiredo / imagens cedidas

Filho de mãe brasileira e pai japonês, Nathan começou a criar arranjos florais depois de estudar Ikebana, a milenar arte japonesa de arranjos florais, com uma artista em Tóquio, em 2017. Esta foi a sua primeira viagem ao país do sol nascente e desta experiência imersiva resultou uma importante decisão de vida: a mudança de rumo. Em 2018, um ano depois, Nathan decidiu deixar para trás a sua carreira em comunicação de luxo, no Brasil, para dedicar-se exclusivamente às flores. “Embora aquele tenha sido um capítulo gratificante da minha vida, cheguei a um ponto em que percebi que subir a escada corporativa não estava alinhado com as minhas verdadeiras aspirações”. 

Em 2017, “embarquei numa viagem ao Japão que mudou a minha vida — participei numa aula de Ikebana, a arte japonesa de arranjos florais e essa experiência despertou em mim uma nova paixão. Mergulhei nas diferentes escolas e estilos de Ikebana e, ao regressar ao Brasil, comecei a praticá-la como hobby, aos finais de semana, como uma forma de escape pessoal, uma maneira de relaxar das exigências do meu trabalho”. 

O ponto de viragem definitivo aconteceu quando Nathan se mudou para Portugal. “Decidi dar-me uma nova oportunidade e explorar a possibilidade de transformar a minha paixão num negócio. Dei a mim mesmo um ano para testar e, nos últimos cinco anos, o projeto Kokuga, em homenagem ao meu nome de família original, evoluiu e tornou-se uma fonte de imensa alegria e satisfação”. 

Nathan fez bem! A sua arte é delicada e ‘mindful’ e o resultado tem chamado a atenção de vários clientes importantes, como Prada, Loewe, Nissan, Four Seasons, Sofitel, entre outros.

0
Would love your thoughts, please comment.x