Por a 30 Janeiro 2024

Com o propósito de criar uma atmosfera íntima e vivida, Miguel Raposo inspirou-se na envolvente paisagística e na profusão de luz natural para tornar este apartamento uma casa vivida em permanência, embora seja uma residência esporádica de curta duração.

Projeto: Miguel Raposo / imagens cedidas / segundo memória descritiva

Junto à marginal do Estoril, com os olhos postos na linha de praia que se estende até Cascais, encontramos este apartamento com remodelação e design de interiores desenvolvido pelo arquiteto Miguel Raposo, do gabinete Pura Habilidade.

O espaçoso T4 de 280 m2 funciona como residência esporádica de curta duração a uma família residente no estrangeiro, mas que não prescinde do conforto de uma casa vivida em permanência.

Com o propósito de criar uma atmosfera íntima e vivida, Miguel Raposo inspirou-se na envolvente paisagística e na profusão de luz natural, que invade todo o interior graças às generosas paredes de vidro que rasgam cada uma das divisões.

O estudo e observação da intensa luminosidade e as suas cambiantes ao longo do dia, revelam-se fundamentais para a definição de diferentes cenários e climas adaptados às necessidades e funções de cada área. Sendo a luz o elemento central da intervenção, as cores neutras assumem-se como complemento criando uma aura quase espiritual.

A criteriosa seleção de mobiliário e objetos antigos e contemporâneos gerou uma estética elegante e intemporal potenciada pelo tratamento de luz artificial, elemento essencial em todos os projetos do arquiteto.

As generosas dimensões, as grandes aberturas envidraçadas, o percurso de circulação de acentuado desenvolvimento longitudinal determinaram a traça minimalista do apartamento.

Uma neutralidade que serviu de pano de fundo para a intervenção detalhada, introduzindo diversos elementos construtivos de pormenor como os apinelados e divisórias de madeira, golas de demarcação de vãos, painéis de espelho e outras soluções que definem o carisma deste projeto.

0
Would love your thoughts, please comment.x