Por a 19 Dezembro 2023

Neste projeto que une de forma inesperada e harmoniosa o moderno e o tradicional, os originais interiores revestidos a cedro vermelho foram pontuados por cores, texturas e ícones da Pop Art. O resultado é uma casa de campo um pouco fora do vulgar.

Projeto: Reigo & Bauer / Fotografia: Doublespace Photography / segundo memoria descritiva

Situada na paisagem cénica da região dos lagos de Ontário, a duas horas de carro ao norte de Toronto, a Muskoka Cottage é uma residência de quase 200 anos construída no estilo típico da região. A propriedade à beira-mar, foi ampliada e atualizada recentemente.

O pedido ao estúdio de design Reigo & Bauer, que havia trabalhado com os clientes em dois projetos de interiores anteriores, foi o de reter e restaurar o máximo possível do charme histórico e dos detalhes originais do edifício, ao mesmo tempo em que imbuía os espaços com um caráter que refletisse o gostos estéticos contemporâneos da família.

A remodelação da tradicional casa de campo, envolveu a modernização dos interiores e a curadoria de uma seleção de peças de mobiliário ousadas e divertidas, que contrastam com a arquitetura existente e complementam a impressionante coleção de Pop Art dos clientes.

Elementos contemporâneos foram cuidadosamente inseridos na casa como uma camada adicionada sobre os painéis originais de cedro vermelho que cobrem os interiores. As intervenções arquitetónicas foram limitadas a uma paleta nítida de preto e branco, enquanto a cor foi introduzida de forma moderada, mas dinâmica, através de peças de destaque.

Isto é imediatamente visível na entrada, onde um armário branco brilhante e um banco almofadado azul são instalados para serem lidos como um elemento independente.

Da mesma forma, na cozinha, os armários e as superfícies e eletrodomésticos de aço inoxidável são colocados para criar uma justaposição nítida e uma separação distinta. As unidades personalizadas formam um ‘L’ em torno de uma ilha central – que se transforma em mesa de apoio aos pequenos almoços.

Os móveis em toda a casa são tratados como peças de arte, atribuindo a cada divisão personalidade através de cores, texturas e uma surpreendente mistura de escalas. Candeeiros de dimensão generosa, pendentes e em forma de cúpula, criam continuidade entre a cozinha, a área de jantar e o corredor, enquanto uma lâmpada Anglepoise enorme na sala de estar distorce a perspectiva quando se olha para a cozinha.

Os seis quartos da casa são tratados da mesma forma, utilizando tecidos coloridos e luminárias divertidas para garantir que nenhum dos espaços pareça muito frio ou sério.

Uma camada de tinta branca transformou a varanda traseira numa sala iluminada e arejada que aproveita a vista para a água. O espaço estreito é organizado em áreas de estar separadas para adultos e crianças, que são demarcadas com tapetes de corda azuis Paola Lenti para exterior e preenchidas com móveis de exterior resistentes e confortáveis.

Ao longo de todo o projeto, destaca-se a relação inesperadamente harmoniosa entre o moderno e o tradicional, que resulta numa celebração do antigo, ao mesmo tempo que desperta uma apreciação pelo novo.

0
Would love your thoughts, please comment.x