Por a 21 Novembro 2023

Marta Brandão, arquiteta e co-fundadora da Mima Housing, desvenda o segredo para conseguir divisões aconchegantes e com um toque único. A escolha do tapete é o truque! 

Fotografias: La Redoute

A arquiteta Marta Brandão, co-fundadora da Mima Housing, considera a escolha do tapete ideal um grande desafio. Segundo Marta, quando a pretensão é a criação de um ambiente interior aconchegante e personalizado esta é uma etapa fundamental! Os tapetes podem ser utilizados em salas de estar, quartos, escritórios ou até em áreas exteriores e, através destes, consegue-se delimitar diferentes áreas dentro de um mesmo espaço, proporcionando conforto no tato, ao caminhar, conforto visual e acústico e ainda definir ou evidenciar o estilo da decoração de cada divisão. 

Para ajudar na escolha deste elemento basilar das várias divisões, a arquiteta foi espreitar soluções La Redoute. Mas antes de mergulharmos nas suas sugestões, a própria alerta que é preciso ter em conta um pormenor: os tapetes devem ser escolhidos de acordo com o estilo de cada casa. Se for uma casa mais rústica, de campo ou praia, os tapetes de juta são uma excelente opção; se for um ambiente mais tradicional, contemporâneo ou minimalista em betão, pode optar por um tapete estilo berbere, e ainda tem como opção os tapetes lisos de algodão ou lã, que nunca comprometem.

Para a Marta Brandão, existem cinco necessidades a ter em conta na hora de escolher: a dimensão da casa; o estilo desta; o material; a cor; a manutenção e limpeza.

Marta Brandão clarifica cada um destes pontos, transmitindo a sua perceção: “Antes de comprar um tapete, é importante medir bem o ambiente onde pretende colocá-lo e ter em consideração o tamanho do espaço e disposição do mobiliário. Deve considerar as cores, padrões e texturas do ambiente e escolher um tapete que complemente o espaço visual existente. Quando os espaços são sombrios, usar tapetes de grande dimensão de tom bege claro vai ajudar a iluminar e trazer leveza ao espaço. Considere ainda o nível de tráfego e o uso que o tapete terá para determinar o material mais adequado”.

0
Would love your thoughts, please comment.x