Por a 15 Novembro 2023

Esta é uma casa para os amantes de praia o ano todo. Uma casa que tanto se abre para acolher os dias longos de verão, como está pronta para receber os dias frios, mais ou menos solarengos. A nós parece-nos o lugar perfeito para ver o mar ao som do crepitar da lareira.

Projeto: Zen Architects / Fotografia: Gorta Yuuki / segundo memória descritiva

Chama-se ‘Ocean Boulevard’ e evoca a boa memória de uma casa de praia elevada em madeira. Fazendo referência às formas simples e elegantes e aos espaços práticos e eficientes, foi concebida como algo totalmente novo, mas surpreendentemente familiar.


A casa foi projetada para aproveitar o sol e, ao mesmo tempo, fornecer abrigo contra as condições climáticas extremas do Estreito de Bass – um estreito marítimo que separa a Tasmânia do sul da Austrália -, que rolam e colidem com as falésias da praia de surf do outro lado da estrada. Vistas incríveis do mar são capturadas através de aberturas cuidadosamente consideradas, sem perda de privacidade para a rua.


“Ao utilizar uma área semelhante à da casa original, conseguimos manter o jardim existente, incluindo várias árvores maduras, proporcionando uma forte ligação ao ambiente local. O revestimento de madeira de pinho cipreste manchado foi projetado para envelhecer graciosamente até um cinza prateado, incorporando a casa na paisagem já estabelecida“, descrevem os autores do projeto.


A escolha de uma paleta de materiais naturais e contidos de marcenaria de madeira reciclada, pavimentos de madeira local e carpetes de lã de cabra, criam interiores aconchegantes e convidativos, oferecendo uma sensação de se estar cercado pelo mundo natural.

Em suma, uma casa de praia para o ano todo, capaz de se moldar às estações e de oferecer e ampliar o melhor que cada temporada tem.

0
Would love your thoughts, please comment.x