Por a 25 Outubro 2023

Datada de 1964 e localizada em São Francisco, esta casa que originalmente foi projetada por Albert Lanier – marido da escultora Ruth Asawa -, foi recentemente remodelada pelo escritório Feldman Architecture. Com a remodelação, a casa que oferece amplas vistas e um fantástico jardim nas traseiras, regressou às suas raízes ao mesmo tempo que foi atualizada para um viver contemporâneo.

Projeto: Feldman ArchitectureFotografias: Joe Fletcher

Localizada no bairro de Twin Peaks, em São Francisco, esta casa de meados do século evoca a sensação de uma cabana na floresta. Originalmente projetada em 1964 pelo arquiteto Albert Lanier, marido da escultora Ruth Asawa, a casa foi remodelada para atender aos gostos mais contemporâneos do novo morador. Para além de tornar a planta mais clara e modernizar os interiores, a remodelação tornou a casa mais ligada ao exterior.

A cliente – uma mulher de negócios sedeada em São Francisco – inicialmente abordou os arquitetos com uma pequena lista de pedidos. Numa primeira fase, as intervenções incluiram novos pavimentos de carvalho branco e a pintura dos tetos num tom de cinzento neutro. As fases subsequentes abordaram aspectos mais fundamentais da casa, incluindo a reinvenção do layout e a criação de interiores mais abertos que se relacionam melhor com o quintal adjacente, que tem uma forte inclinação.

Os arquitetos encontraram uma solução que resolveu todos os problemas: colocaram a escada existente num outro lugar e nesse processo abriram a planta do piso térreo. A escada passou a ligar os três níveis da casa: o piso térreo tem um hall de entrada e duas garagens, o segundo andar inclui três suítes e um jardim privativo, e o terceiro andar acolhe a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e o pátio principal.

A cozinha também foi transferida para a parte de trás da casa, onde um novo deck cria uma fácil ligação ao quintal. Uma peça de carvalho branco, recuperada pelo artesão e marceneiro Evan Shively, foi incorporada à bancada da cozinha. Uma tela de madeira feita por medida filtra a luz natural e proporciona privacidade. Uma nova ponte entre a cozinha e o quintal criou um espaço abrigado abaixo dela, que foi transformado num spa ao ar livre, que fica contíguo à casa-de-banho principal. 

No hall de entrada, um banco de pedra e um pequeno jardim recebem quem chega. Uma passagem de vidro, que liga o lavabo principal do segundo andar e o quarto principal, serve como um pequeno escritório com vista total para o quintal traseiro.

A zona social original da casa apresentava extensos acabamentos em madeira rústica, que ficaram amarelados com o tempo. Por esse motivo, e para conseguir uma paleta mais neutra e serena, a madeira foi tingida.

Os picos triangulares que coroam o terceiro andar foram redesenhados e as claraboias abrem-se para um terraço com vista para a Ponte Golden Gate. As mesmas também  estimulam a ventilação natural em dias quentes.

Por último, em vez de alterar e nivelar o pátio inclinado, foi utilizada a  topografia existente do local a seu favor, criando uma série de espaços externos que se relacionam por intermédio de uma nova escada. Uma vegetação exuberante e uma horta foram adicionadas, bem como uma fogueira e amplos assentos.

0
Would love your thoughts, please comment.x