A necessidade de um espaço amplo e funcional, onde coubesse uma mesa para sentar nove pessoas, ditou esta intervenção. Um banco curvo, que delimita um canto ideal para colocar uma mesa grande, são os grandes destaques desta remodelação.
Projeto: A+G Arquitetura / Fotografia: Luiza Schreier
Passados uns anos de umas modificações pontuais neste apartamento, a família que nele habita – um casal com seis filhos à espera do sétimo -, sentiu a necessidade de remodelar a cozinha para a tornar mais ampla e funcional. Queriam uma copa na cozinha, que tivesse uma mesa grande e redonda, onde todos se pudessem sentar para as refeições do dia-a-dia. Outro dos pedidos foi uma bancada em granito preto, contam os arquitetos responsáveis pelo projeto.
Para dar resposta aos pedidos, uma antiga zona de serviço foi incorporada na cozinha e as arrumações passaram a ser feitas num espaço que estava subutilizado.
No novo projeto, a nova cozinha com copa integrada passou a ter 28m2 e, embora mantenha uma unidade visual, o espaço foi subtilmente separado por setores, através de diferentes revestimentos nos armários.
Para dar ao ambiente um tom diferente, foram misturados alguns elementos mais vintage – como as molduras dos armários, os puxadores de concha em preto e a cuba estilo farmsink – com outros elementos de linhas mais limpas para trazer um ar contemporâneo e, ao mesmo tempo, aconchegante ao espaço.
Foi ainda utilizado um degradéé de preto, cinza e branco, suavizando o peso das bancadas. “Escolhemos tons de cinzento para o piso e armários e, para as paredes, um revestimento branco fosco, que, por estar presente em quase todas as paredes, ajuda a valorizar a luz natural. As cores entram em detalhes como cadeiras, almofadas, quadros e plantas”, contam os arquitetos.
Como grande destaque do projeto, é eleito o banco curvo em madeira, projetado pelo escritório de arquitetura, e que também funciona como baú. Este canto aliás, foi a melhor forma ide instalar uma mesa grande no espaço sem comprometer a circulação.