Por a 29 Agosto 2023

Localizada em Cabanas de Tavira, no Algarve, esta casa pertence a uma família que mora no Reino Unido, a “home away from home”, como a ela se referem carinhosamente.

Fotografia: Vasco Célio / Stills / Texto: Isabel Figueiredo

É o seu pequeno paraíso, um reduto de calma ao pé do mar. “Quando estamos em Portugal com a família — temos quatro rapazes — e amigos, esta casa é o ponto de encontro e um refúgio amado e usufruído por todos”, conta-nos Maria Myers, porta-voz da família.

Todo o conceito da obra, de raiz, saiu da imaginação de Maria, bem como a decoração; o projeto de arquitetura foi gizado por Aida Correia, “uma arquiteta muito eficiente e com quem foi muito fácil trabalhar”, adianta, elogiando a sua desenvoltura com todas as questões burocráticas, e a obra desenvolvida por Norberto, o construtor, cujo trabalho é igualmente enaltecido.

 “Foi um processo que correu muito bem e juntas formámos uma dupla perfeita”, prossegue. “A Aida percebeu desde o início o que eu queria e deu-me a liberdade de executar o que visualizei, cumprindo com todas as normas atualmente em vigor naquela zona”.

Maria Myers está no mundo de interiores há 28 anos. À sua experiência no setor, bem como a gestão de várias lojas em Londres, soma-se a atividade de ‘homestyling’, tendo equipado várias casas de celebridades, de top models a chefs, estrelas da música e algumas personalidades da alta sociedade. Toda essa experiência está refletida nesta casa de férias, organizada em três quartos, sala e cozinha em plano aberto, além de sótão e quatro casas de banho.

“Quando a comprámos, era uma casinha, rústica e simples, praticamente em estado de ruína, dividida em quatro espaços. A casa pertencia a uma família local e estava sem uso já há vários anos e foi adquirida pela nossa família no passado recente. O processo de remodelação demorou algum tempo, e muitas decisões foram tomadas à distância, via Facetime, porque tivemos a pandemia pelo meio, vários obstáculos burocráticos, e a distância entre Londres e o Algarve. Como tal, ficou concluída apenas no ano passado”.

Neste processo de recuperação e remodelação, apenas as paredes exteriores, com mais de 50 centímetros de espessura, foram aproveitadas. Tudo o mais, foi feito de raiz. E tal contribuiu para um novo layout, resultando em mais funcionalidade e luz natural. “Conseguimos criar altura, com a adição do andar superior, e deixar uma área totalmente aberta na sala, bem como fazer uma mezanino acima da cozinha, para que a necessária entrada de luz abrangesse o máximo da área”.

Em linha com a fluidez e simplicidade gerais, as cores claras combinam-se com apontamentos de azul, e com os tons suaves dos materiais naturais, presentes em acessórios e peças de mobiliário. Todo este ambiente descontraído e relaxante convida a férias sem olhar para o relógio, e à sensação de uma tranquilidade sem par.

0
Would love your thoughts, please comment.x