Uma estante multifuncional, estrutura em cimento à vista, operações cirúrgicas de mudança de pavimento e apontamentos de cor. A receita que faz deste duplex de 50m2 um apartamento com muita pinta.
Projeto: BIRI / Fotografia: Jomar Bragança / segundo memória descritiva
O Conjunto Habitacional Juscelino Kubitschek – mais conhecido por Edifício JK -, projetado por Oscar Niemeyer em 1951, é composto por uma zona comercial no piso térreo e duas grandes torres residenciais com 1086 apartamentos, que se destacam na paisagem urbana de Belo Horizonte.


Entre as 13 diferentes tipologias existentes no JK, está a deste apartamento de 50m2 – um semi-duplex -, que acabou por ser intervencionado pelo escritório de arquitetura BIRI. A remodelação valorizou a fachada onde está a “varanda” do apartamento, substituindo o pavimento de tacos de madeira natural por azulejo hidráulico, facilitando não só a manutenção como o tratamento das plantas existentes. Por razões semelhantes relativas à humidade, o mesmo foi feito no pavimento da cozinha.


Para a parede contígua à varada foi desenhado um móvel que é estante, arrumação, escritório, despensa, bancada de cozinha e adega, entre outras funções, e que reforça a horizontalidade daquele espaço.



Com o objetivo de integrar as divisões existentes, o coletivo de arquitetos fez uma abertura de forma oval na parede divisória das escadas.






Para o quarto, no nível superior, foi proposta uma cabeceira que serve também como pequena galeria e expor a estrutura em cimento, contrastando este com as alvenarias e as marcenarias.