Por a 4 Agosto 2023

É uma lição sobre criatividade. Com apenas 45 m2 este projeto chegou ao escritório VRO Arquitetura com um desafio enorme: o seu proprietário queria, para além de uma casa para viver, espaço para expor a vasta coleção de objetos de arte.

Projeto: VRO Arquitetura / Fotografia: Dhani Borges

Com 45m2 e localizado em Copacabana, este loft foi um desafio para a arquiteta Vivian Reimers, responsável pelo escritório VRO Arquitetura, uma vez que o dono do imóvel e seu cliente, possui uma vasta coleção de quadros, gravuras, livros e outros itens de diferentes estilos artísticos, e tinha um pedido especial.

A dividir a vida entre a Cidade Maravilhosa e Portugal e, para que o apartamento carioca tivesse a personalidade dele, o pedido foi criar uma área que destacasse as peças de arte da sua coleção. 

“Esse cliente é apaixonado por arte, leitura e música. Pinturas, esculturas, gravuras e livros são itens que fazem parte do seu dia a dia, então, incluir estas peças no projeto era uma necessidade”, comenta a arquiteta.

Para atender ao pedido, Vivian optou por desenhar e criar uma estante metálica que, para além de servir para colocar as obras, é o fio condutor do projeto e divide os ambientes em sala de estar, bar, sala de jantar e ainda um cantinho especial para leitura.

 A arquiteta destaca ainda que, além de comporem o ambiente, as peças de arte tiveram influência nas cores. “O móvel do bar foi escolhido para ter a mesma tonalidade do batom e sapato da mulher no quadro”, explica. O quadro que, inclusive, é a peça central do projeto, é de autoria de um artista boliviano, Alfredo Muller.

Para manter a composição da paleta de cores, as paredes receberam um tom de cinza claro, para que o destaque do projeto fossem os itens da coleção.

A cozinha, com cerca de 4m², recebeu móveis por medida, também desenhados por Vivian, criando espaços para tudo o que é necessário. Para a pequena varanda do apartamento, foi criado um pequeno armário onde fica guardado todo o material de limpeza.

As cores escolhidas para o quarto foram claras e suaves, para que trouxesse sensação de amplitude ao ambiente. Na cabeceira, a arquiteta criou um pequeno nicho, para colocar o telemóvel,  livros e afins.

0
Would love your thoughts, please comment.x