Por a 29 Agosto 2023

Finalizada em 2021, com projeto do coletivo CO-LAB Design Office, a casa Aviv, em Tulum, México, está a uma curta distância da praia, discretamente escondida pelo verde da floresta, fundindo interior e exterior num espaço generoso e tranquilo.

Projeto: CO-LAB / Fotografia: Cesar Bejar / segundo a memória descritiva enviada pelos arquitetos

Composta por dois volumes paralelos, e generosa em espaço útil, com os seus 330 m2 de área construída, a residência de praia acomoda um total de quatro suites, exibe um pé direito alto, uma cozinha aberta, áreas de estar e jantar, uma pequena piscina privativa e um terraço com uma panorâmica de 360º.

Orientado a nascente – poente, aproveitando os ventos predominantes e a ventilação cruzada, o edifício foi equipado com claraboias orientadas a norte que ajudam a preencher os diferentes espaços com luz natural indireta, dando origem, assim, a contrastes suaves de luz e sombra refletidos ao longo de todos os espaços do mesmo, conforme o percorremos.

Projetada e construída pela CO-LAB – fundado por fundado por Joana Gomes (Porto) e Joshua Beck em 2010 –, a casa Aviv distingue-se ainda pelo facto de ser revestida com acabamentos feitos à mão. As paredes de cimento polido num bonito tom cinza quente contrastam com os pisos de terrazzo preto.

Por seu turno, a carpintaria em madeira de cedro carbonizada complementa a paleta neutra. Para este projeto, também o mobiliário e as luminárias foram projetados sob medida para se adequarem à casa, fabricados por artesãos locais e na oficina do coletivo sediado em Tulum.

No piso térreo, a sala de estar/jantar, a cozinha e os dois quartos abrem-se para o jardim. O quarto principal tem um pátio privado com acesso direto à piscina. O espaço de pé direito duplo estende-se para a piscina e  jardim através de portas de vidro pivotantes, do chão ao teto, fundindo o interior e o exterior num espaço integrado cheio de luz natural e com vista para o jardim.

No primeiro andar, os dois quartos emolduram a selva exuberante, e estão ligados por uma ponte que é iluminada por uma clarabóia. A título de resumo, a aparência resiliente da casa reflete as necessidades de durabilidade e baixa manutenção de um imóvel que tem um uso muito frequente, sobretudo nos meses de férias. 

0
Would love your thoughts, please comment.x