Por a 22 Agosto 2023

O atelier Lavradio Design assina o projeto de interiores desta casa, pensada para uma jovem família com três filhos pequenos. O conforto e o ecletismo estão no base do conceito que é sereno e agradável. A cidade de Lisboa, faz o resto, com a sua luz generosa.  

Projeto de Arquitetura: Fragmentos / Design de Interiores: Atelier Lavradio Design / Fotografia: Paulo Lima / Texto: Isabel Figueiredo / Produção: Amparo Santa-Clara

A casa, dividida em cinco quartos, sendo que um deles foi aproveitado para escritório, está localizada num dos bairros nobres de Lisboa, na Estrela, e usufrui de um pequeno jardim e de uma piscina. Tudo muito privado, tudo muito sereno e elegante. A sala comum, ampla e luminosa, tem comunicação com a cozinha, apoiada por uma ilha que serve de mesa para as refeições rápidas e ligeiras e também ali, toda aquela luz generosa da cidade, entra pelas aberturas rasgadas na parede.

Ao atelier Lavradio Design, de Celma e Carolina, foi pedido um ambiente que refletisse a forma de estar desta família jovem, com três filhos pequenos. “Uma casa contemporânea com peças de família clássicas, que teriam de conviver com outras, de design, todas coexistindo num ambiente eclético, acima de tudo confortável e assente numa base de tons neutros”, dizem-nos. Além disso, toda a parte de iluminação foi estudada de modo a evidenciar algumas destas peças, a aquecer alguns recantos, a tornar ainda mais confortáveis alguns dos espaços, unindo, ao longo dos seus quatro andares, a sensação de harmonia e serenidade.

O projeto de arquitetura, assinado pelo coletivo Fragmentos, é o de uma remodelação integral. Como tal, todos os materiais e soluções de arquitetura de interiores respondem aos requisitos atuais, ao nível do conforto físico, visual e funcional.

O facto de a casa ter ligação ao exterior, de contar com uma área social ampla que permite receber família e amigos sem atropelos e espaços independentes que respeitam a privacidade de cada elemento da família – além da área de serviço e da lavandaria independente –, contribui para a lista de atributos. Que não se esgota aqui.

Ao nível dos interiores, o atelier Lavradio soube, com a sensibilidade que lhe é reconhecida, combinar as peças de mobiliário clássicas, como o são a mesa da casa de jantar ou as cadeiras de design nórdico dos anos 60, com os quadros pintados pelo avô do proprietário, Nuno San-Payo, ou o óleo de Pedro Calapez, ambos na sala. “A casa também vive de soluções como elementos divisórios, papel de parede, elementos de design, entre outros, escolhidos de acordo com o Design Concept do atelier, sempre tendo em linha de conta a harmonia de um modo integral: a do interior com a da arquitetura do edifício”. No final de contas, o resultado é o somatório de um trabalho conjunto, entre arquitetura, interiores e o legado de uma família, com algumas peças especiais, que escolheu a cidade para morar, com todas as suas qualidades, sem prejuízo da privacidade.

0
Would love your thoughts, please comment.x