A necessidade de tornar mais bonita e mais funcional a cozinha foi o ponto de partida para o projeto que mostramos de seguida. Se está a pensar remodelar a sua, tire notas das boas ideias.
Projeto: Livia Ornellas / Fotografias: Re Freitas
Com 30m2 a cozinha que mostramos de seguida foi alvo de uma remodelação para melhorar a sua estética mas também a sua funcionalidade. Segundo a arquiteta que liderou o projeto – Livia Ornellas -, os clientes queriam remover o fogão que ficava na ilha, porque a ventilação cruzada existente os obrigava a cozinhar com as janelas fechadas.
Livia propôs um novo layout sem com isso alterar as disposições originais. “Para além de inverter a posição do fogão, os clientes pediram para incluir uma mesa confortável que servisse ainda de apoio à preparação das refeições, e uma cristaleira generosa para guardar as louças da família”, conta.
A arquiteta transformou então a ilha numa mesa de refeições e manteve uma cuba em cada lado da bancada em ‘L’. Projetou também um armário-cristaleira que vai do chão ao teto (fechado com portas de vidro) e uma estante para arrumar os eletrodomésticos de menor porte, como o micro-ondas, tostadeira, torradeira e liquidificador entre outros.
Na decoração, destaca-se o tom terracota no desenho dos azulejos hidráulicos do pavimento, que foi replicado no acabamento de um dos armários superiores. Para equilibrar visualmente, tanto os armários inferiores como os móveis são de madeira clara. “O material do pavimento e a cor terracota remetem à casa de campo, mas de uma forma subtil”, justifica a arquiteta, que classifica a decoração de contemporânea.