São uns generosos 380m2 com vista para o mar e duas mãos cheias de boas soluções para quem procura uma casa elegante mas descontraída. A base neutra permitiu criar ambientes com personalidade onde os detalhes ganham expressão.
Projeto: Cristina Bezamat / Fotografia: Denilson Machado
Um casal de jovens empresários com três filhos pequenos, procurou ajuda para remodelar os interiores do apartamento onde moravam. Contudo, quando o projeto estava quase concluído, decidiram mudar-se para um apartamento mais amplo, com uns generosos 380 m2 e uma vista incrível para a praia. Quem não mudaria?
Sendo um apartamento novo, praticamente não foram feitas mudanças estruturais e o projeto concentrou-se na decoração, com o objetivo de criar ambientes contemporâneos, elegantes e que refletissem a personalidade dos seus moradores.
O ponto de partida foi criar uma base neutra – composta por linhos, madeiras, couro natural e vidro –, aproveitando o pavimento existente, fazendo com que nessa base se destacassem o mobiliário desenhado por medida, peças design – como as cadeiras São Paulo (de Carlos Motta) ou a poltrona Anette (de Jorge Zalszupin) -, e algumas obras de arte.
“Esta neutralidade permitiu-nos ousar na escolha do tapete da zona social, que é colorido e de grande impacto visual. Uma escolha que deu vida e personalidade à sala. Foi amor à primeira vista”, refere a arquiteta responsável pelo projeto, Cristina Bezamat.
Entre as obras de arte, na sala de jantar, destaca-se a gravura de grandes dimensões de Marcelo Solá e o díptico de Marcus André. No living, salientamos a gravura de Antônio Bokel, por cima do sofá. Outro destaque na área social é o painel de marcenaria que reveste toda a parede ao fundo, criado para camuflar as portas de acesso à sala de almoço, ao lavabo e à cozinha.
Na cozinha, aliás, a arquiteta destaca as cores do mobiliário, a ilha e a bancada em quartzo.
Na zona social existe ainda uma varanda com 30m2, na qual entre o mobiliário de design brasileiro assinado se destaca a tapeçaria de parede da artista Carolina Kroff, desenvolvida especialmente para o projeto.
No quarto do casal, roubam a atenção o painel ripado em marcenaria atrás da cama, a escrivaninha Dix e banco Marina (do designer Lucas Bond), os quadros poéticos e as gravuras da artista Moma.
Já nos quartos dos mais novos, nomeadamente do menino, salientam-se a estante em forma de árvore desenhada pelo escritório de arquitetura, o painel em marcenaria com sistema de perfis metálicos que permite ajustar a altura da escrivaninha e dos outros itens de acordo com o crescimento e o tapete estampado, da Lorena Canals.
No quarto das meninas, foi feita uma aplicação de molduras na parede com efeito de boiserie que emolduram ainda delicadas pinturas artísticas, a cama em ferro pintado de branco com mood vintage e o pufe feito com mais de 20 bichinhos de crochê agrupados, conferem o ambiente pretendido.
Por último, também no quarto do bebé foi criado um efeito de boiserie recorrendo a molduras na parede e aqui destacamos os candeeiros pendentes em fibras naturais.