Por a 11 Julho 2023

Um novo conceito de hotel de cidade, onde negócios e lazer se misturam no coração de Milão, com projeto do estúdio de arquitetura italiano Vudafieri-Saverino Partners.  

Texto: Isabel Figueiredo / Fotografias: Paolo Valentini 

Uma nova casa longe de casa. A evolução da indústria hoteleira mudou a forma como os hotéis são planeados e projetados. Os hotéis de hoje são espaços híbridos, de uso misto, que oferecem experiências e conforto, tudo a pensar no hóspede que quer sentir-se em casa. Lugares que se unem à cidade e respondem a novas necessidades, oferecendo a melhor combinação de negócios, espaços de co-working, lazer, fitness e relaxamento. 

Localizado no coração de Brera, o bairro boémio de Milão, o hotel tem um design eclético e funcional que reflete o dinamismo, as vibrações artísticas e modernas da cidade, fazendo destas 4 estrelas um destino cosmopolita ideal para viajantes internacionais. O projeto foi confiado a Vudafieri-Saverino Partners, que partiu do histórico hotel Carlyle Brera para chegar ao conceito do Urban Hive, tendo as suas áreas comuns e os 97 quartos e suítes — distribuídos por 7 andares — sido totalmente redesenhados. 

A ideia de um hotel como um lugar para conhecer pessoas e socializar foi inspirada nas vibrações artísticas e não convencionais do bairro de Brera. Afinal, é nesta área da cidade que os artistas e escritores se reúnem. E é Brera que alberga a Pinacoteca e as suas obras-primas, galerias de arte, ateliers, cafés e restaurantes, associações culturais, cinemas e teatros. Como resultado, o Urban Hive foi concebido como um centro social dinâmico e íntimo. Um local que acolhe hóspedes e transeuntes graças aos serviços abertos ao público.  

Sofás confortáveis e coloridos, piso de madeira de carvalho claro, luzes suaves, estantes de madeira, elementos de arte Pop, padrões, gravuras e ilustrações criam uma atmosfera elegante e relaxante no piso térreo. Todos os espaços comuns apresentam um tom marcante de azul-pavão. O lobby foi transformado num espaço acolhedor onde hóspedes e milaneses podem encontrar-se para negócios, um cocktail ou um café no bar, com o seu balcão em nogueira Canaletto com tampo em mármore, acabamentos em latão e motivos em losango na mesma tonalidade das paredes. Além disso, o lobby inclui um lounge bar e espaços para eventos. Desta forma, a receção deixa de ser o núcleo do lobby, mas continua a ser parte integrante do mesmo.     

Para os 97 quartos e suítes, os arquitetos selecionaram cuidadosamente três paletas – rosa terracota, verde menta e azul-claro. Cada uma dessas cores cria um belo contraste com as cortinas azul da Prússia, laranja persa e amarelo âmbar, da Dedar, respetivamente. Os arquitetos também desenharam o mobiliário, incluindo as camas, cabeceiras de madeira com encaixes de metal, mesas de cabeceira e estantes. Os interiores apresentam ainda referências aos símbolos icónicos de Milão e exibem peças de marcas sonantes como Arflex, Bonacina 1889, Calligaris, Ege Carpets, Montbel, Muuto, Nanimarquina, Pedrali, Restart Milano, Saba, Seletti, Giampiero Romanò, Unopiù, Kettal ou Pedrali. 

A SABER 

Corso Garibaldi, 84 

20121 Milão, Itália 

Tel.: +39(0)2 290 003 888 

Web: www.urbanhivehotels.com 

0
Would love your thoughts, please comment.x