Por a 4 Julho 2023

Revisita o charme das ‘brasseries’ francesas e tem como protagonista o Bife à Brilhante, que recupera a tradição do famoso Bife à Marrare, eternizado nos cafés lisboetas do século XIX. O projeto foi gizado de raiz pela Plateform e vive da informalidade do seu imponente balcão em pedra com espaço para 26 lugares sentados.

Texto: Isabel Figueiredo / imagens cedidas

Fica no Cais do Sodré e, lá dentro, destaca-se a cozinha, abraçada por um balcão imponente em pedra, com 26 lugares sentados. As banquetas de cabine contornam três das paredes do Brilhante, deixando a da entrada livre para o bar espelhado que oferece, para além de outras, mais de 60 referências de uísque. Todo o espaço é rico em materiais nobres, sobressaindo a madeira escura, o latão, a pele e o veludo, num tributo à sofisticação, complementados pelos tons nacarados de carmim e de vermelho-vivo.

A estrela da carta é o Bife à Brilhante, inspirado no clássico Bife à Marrare, segundo a receita aperfeiçoada pelo chef Luís Gaspar e a sua equipa. Neste ambiente acolhedor e intimista, que remete quem ali vai para o ambiente boémio e elegante dos antigos cafés lisboetas, a iluminação é suave e discreta e aos aromas que se libertam vindos da cozinha soma-se o burburinho das conversas tidas em voz baixa e o tilintar do gelo no copo de uísque. O pé direito alto, os tons de carmim e de vermelho-vivo pontuados pelos candeeiros em latão feitos à medida, os assentos do balcão em pele, as banquetas, mais privadas, em veludo, os espelhos que prolongam o olhar e as cortinas, ao estilo francês ajudam a confirmar o caráter refinado de O Brilhante.

As obras de Adam Ellis e as loiças Vista Alegre, com o monograma do restaurante, os talheres Cutipol, bem como os individuais em linho (apenas ao balcão) confirmam o rigor reservado aos pormenores. Quanto à carta, a ementa junta várias propostas intemporais de uma cozinha clássica internacional: Foie Gras Torchon, Arroz de Lavagante, Robalo com ‘beurre blanc de champagne’, Lobster Roll e Risotto de Cogumelos, além de pratos vegetarianos e, claro, o Bife à Brilhante, podem ser opções

Para o almoço ou jantar. Quem prefere uma refeição mais leve, tem à disposição o menu de final de tarde, ‘Bubbles&Co’, que combina o champanhe com as ostras.

A SABER

Rua da Moeda 1G, Cais do Sodré, Lisboa

Horários: de segunda a sexta, das 12h às 16h e das 19h à 01h; Sábado e Domingo, das 12h00 à 01h

Reservas: +351 210 547 981

E-mail: estaurantebrilhante.pt

Web: restaurantebrilhante.pt

0
Would love your thoughts, please comment.x