Por a 20 Julho 2023

Cuidar da casa é cuidarmos de nós mesmos. As palavras são de Anne-Sophie Tellier, Feng Shui Designer e fundadora do SLO Feng Shui, um projeto lançado em Portugal e sustentado numa abordagem mais terapêutica e espiritual do Feng Shui. 

Texto: Isabel Figueiredo / imagens cedidas

“A casa onde vivemos e o local onde trabalhamos são mais do que meros espaços físicos: são espelhos límpidos da vibração das pessoas que os frequentam e acabam por ser o reflexo dos seus estados interiores, dos seus bloqueios, das suas aspirações e emoções. Este é um princípio basilar do Feng Shui, que pode ser definido como a análise da energia vital (ou Chi) de um lugar, com o objetivo de criar ambientes harmoniosos e equilibrados que promovam o bem-estar das pessoas”.  


“Cuidar da casa é cuidarmos de nós mesmos”. Quem o diz é Anne-Sophie Tellier, Feng Shui Designer e fundadora do SLO Feng Shui. E porque os lugares que habitamos, ou onde laboramos, contam a nossa história de uma forma clara e nítida, Anne-Sophie Tellier, uma francesa apaixonada por Portugal, e a morar em Lisboa desde 2014, sugere-nos uma análise Feng Shui que nos ajude a ganhar consciência dos nossos bloqueios e a conseguir, dentro e fora de quatro paredes, retomar uma nova dinâmica de vida, que seja mais leve. 

“Na sua essência, esta análise Feng Shui é um estudo psicoemocional de um determinado lugar, estudo esse que permitirá a realização de ajustes de energia, de maneira a criar um novo ambiente, do domínio pessoal ou profissional, mais saudável e sereno, propício ao desenvolvimento de todas as pessoas associadas a esse lugar”. 

“Quando se fala de Feng Shui, muitas pessoas associam este conceito a algo muito oriental, antiquado ou velho”. Ora Anne-Sophie procura desmistificar essa ideia com uma abordagem atual e mais espiritual e terapêutica. A análise levada a cabo por Anne-Sophie conjuga as diferentes escolas tradicionais chinesas do Feng Shui, mas reflete uma abordagem assumidamente contemporânea. “Costumo dizer que sou como uma médica da habitação. Existem algumas regras bases do Feng Shui, mas a minha abordagem é muito mais pessoal, profunda, interessante. Íntima.” A saber: 

“Aplicar o Feng Shui a uma habitação, em particular no contexto atual, revela-se especialmente benéfico, já que ajuda a melhorar a energia da casa ou até a fazer uma limpeza energética total. Ajuda também a aliviar as tensões, permite que as pessoas tenham melhores momentos em casa e pode, também, auxiliar a que as pessoas durmam melhor”. Por seu turno, aplicar o Feng Shui aos espaço de trabalho, ajuda a otimizar e a promover o desenvolvimento da energia coletiva da empresa. “Além do bem-estar que proporciona, combina design, funcionalidade, criatividade e relacionamento interpessoal, para que cada indivíduo possa beneficiar de um ambiente propício ao desempenho das suas atividades profissionais”.  
 

Que conselhos daria a alguém que vai começar uma nova vida, numa casa (usada ou não)? 

Cuidar da sua casa! O princípio base do Feng Shui é perceber que a casa é o reflexo de quem somos, refletindo o nosso ser íntimo. Assim, cuidar da casa é realmente cuidar de si mesma. 

Em que medida a luz natural é importante numa casa onde o conceito de Feng Shui foi aplicado? E como podemos tirar o melhor partido dela? 

Deixar a luz natural entrar e ventilar a sua casa regularmente é muito importante para garantir a circulação das energias e criar uma atmosfera mais saudável e dinâmica. 

Três erros clássicos em que as pessoas incorrem, na sua casa, que poderemos assumir como sendo ‘anti’ Feng Shui? 

Erro 1: ter uma casa desarrumada. É muito importante que a casa seja limpa e arrumada, desde o patamar ou a entrada, para que uma boa energia possa circular. 

Erro 2: colocar o escritório em frente a uma parede. Para ter mais visão, projeção e inspiração no trabalho é sempre melhor ter um espaço livre e inspirador à sua frente. 

Erro 3: colocar cactos e flores secas. Em Feng Shui, gostamos de celebrar a vitalidade e a abundância com flores frescas e plantas com folhas arredondadas. 

0
Would love your thoughts, please comment.x