Por a 6 Junho 2023

Neste apartamento colorido, localizado num edifício modernista no bairro Eixample, em Barcelona, e com design de interiores de Mikel Irastorza, o modernismo catalão é combinado com peças de meados do século.

Projeto: Mikel Irastorza / Fotografia: Belém Imaz / Texto: Isabel Figueiredo

Os seus interiores recuperaram, em todo o seu esplendor, os ares modernistas originais aos quais se juntou uma paleta de cores divertida e inovadora, bem como desenhos Mid-Century.

Antes da remodelação, o apartamento estava em péssimas condições. Estava fechado há muitos anos, as suas estruturas estavam muito deterioradas e a sua distribuição muito compartimentada: “Decidimos mudar absolutamente tudo e fizemos uma remodelação geral. Para tal, usámos os moldes das sancas originais que ficaram na casa e conseguimos reinterpretar o que pode ter existido originalmente. Também recuperámos os azulejos modernistas das paredes, que foram colocados no corredor e também na cozinha”, explica Mikel Irastorza.

O cenário final foi perfeito, segundo uma interpretação do design modernista catalão e fazendo uma ode ao passado da casa. “As molduras ornamentais dos tetos e os pisos cerâmicos coloridos formaram um pano de fundo ideal para depois incluir uma decoração ousada e inovadora”.

Praticamente todas as divisórias foram demolidas e partiu-se de raiz para fazer uma distribuição mais ajustada aos nossos dias, com uma sala como protagonista da casa, uma cozinha espaçosa e marcante nos acabamentos e uma zona privada com quartos e duas casas de banho.

No interior existe um fabuloso terraço pavimentado em madeira onde a cor também é protagonista, através de peças casuais e divertidas. Para além dos materiais que foram recuperados, foi adicionada uma plataforma na sala e quartos, de forma a aquecer um pouco o ambiente, juntamente com alguns tapetes coloridos; para os restantes quartos, o designer optou por pavimentos novos com aspeto antigo.

Quanto às paredes, nota-se uma intensa paleta de tintas, como o verde eucalipto, que, além de imprimir caráter aos quartos, conseguiu realçar o branco dos tetos e, consequentemente, as fantásticas sancas.

Terminado o cenário fantástico, a ideia era conseguir um estilo eclético, com espírito modernista catalão e ares de meados do século para conseguir efeitos de surpresa. Faltava escolher a lista de peças e móveis, que foram comprados em Berlim e alguns em França. Muitos deles são de meados do século XX e o seu aspeto vintage é harmonizado com os quadros e obras de arte que se distribuem pelas suas paredes.

0
Would love your thoughts, please comment.x