Por a 13 Junho 2023

Depois do grande sucesso que foi LOVE, uma parceria com a Fundação Pierre Bergé –YSL e Fundação Jardin Majorelle, em 2023 o Palácio está de volta para mais uma viagem de descoberta artística, desta vez, colocando a cerâmica contemporânea em destaque.

O Palácio Duques de Cadaval volta a abrir as portas para receber uma nova exposição, que celebra a terra através do trabalho de 35 artistas nacionais e internacionais, que fazem da cerâmica o seu métier. Pierre Passebon é o curador da mostra que inaugura no próximo dia 17 de junho e que ficará patente até 10 de dezembro.

“Obrigada à Terra” é uma exposição inteiramente dedicada à cerâmica – arte milenar que alberga em si os quatro elementos essenciais à vida: água, ar, fogo e terra. A mostra permite-nos entrar no mundo vibrante e colorido de artistas como Joana Vasconcelos, Bela Silva, Andrew Holmquist, Agathe Braham Ferron, Yoann Estevenin, entre outros que, inspirados pela exposição, criaram uma obra única para este lugar histórico. Assim, através da seleção de Pierre Passebon, é possível conhecer o seu sentido de humor, o seu intelecto, a sua acuidade e a sua ligação às peças decorativas.

Pierre Passebon por © Benoît Peverelli

“A exposição foi uma ideia de Diana e Alexandra de Cadaval”, explica Pierre Passebon. “Fiquei imediatamente entusiasmado e, para a construir, rodeei-me de dois amigos apaixonados por cerâmica: Louis Lefebvre, especialista em cerâmica antiga e contemporânea, cuja galeria familiar dedicada a esta arte do fogo existe desde 1880; e Antoine Catzéflis, colecionadora e mecenas das artes, com quem trabalho ocasionalmente sobre este tema e se dedica à descoberta de novos talentos”, sublinha o curador.

Alexandra de Cadaval por © Cátia Castel Branco

Alexandra de Cadaval que, juntamente com a irmã, Diana de Cadaval, comissionou esta exposição a Pierre Passebon, assegura que, “na escolha dos 35 artistas vimos um mundo totalmente diferente da cerâmica contemporânea”.

Estas são algumas das peças selecionadas que estarão em exposição.

Anabel Juarez
0
Would love your thoughts, please comment.x