Na ilha grega de Tinos, o colectivo Bobotis + Bobotis Architects reimaginou uma casa tradicional reproduzindo funções originais com um propósito contemporâneo.
Projeto: Bobotis+Bobotis Architects / Fotografia: Ioanna Roufopoulou
Esta casa tradicional na ilha grega de Tinos, originalmente construída em 1910, foi cuidadosamente reimaginada como uma casa moderna pelo gabinete de arquitetura Bobotis + Bobotis Architects. Situado na aldeia montanhosa de Falatados, cada área da casa renovada reproduz as funções originais do edifício e revive esses espaços com um propósito fresco e contemporâneo.
O nível térreo – que originalmente abrigava animais e também apresentava um lagar; e o andar de cima – que era a área doméstica central -, foram e continuam a ser separados em dois andares e comunicam por uma escada exterior.
Esses usos históricos criaram uma oportunidade para a invenção. E assim, no nível superior, a adição de um mezanino sustentado por uma viga de metal, possibilitou a criação de um quarto adicional em plano aberto.
Já no piso inferior, a zona que antes albergava o lagar foi transformada em canteiro com espaço para arrumos. De salientar que, detalhes originais, como as vigas, foram preservados sempre que possível.
A casa agora remodelada, contempla uma cozinha comprida, com o fogão a lenha original modernizado para canalizar o ar quente por toda a casa durante o inverno. Enquanto isso, num pequeno jardim de ervas com fácil acesso à cozinha crescem tomilho, lavanda e tomate. Do jardim também é possível aceder ao telhado e ver ao fundo o vizinho Castelo de Exomvourgo.