Por a 17 Maio 2022

O gabinete de arquitetura Kapsimalis Architects assina o projeto da extraordinária Monolithus, uma casa de férias na ilha grega de Santorini, que um conjunto de belas formas geométricas de cimento cor de terra parece ter adqurid forma espontaneamente.

Localizada em Finikia, nome de uma vila na ilha grega, esta casa colhe inspiração na geografia local, num grande pedaço de rocha vulcânica que ao longo dos séculos, por via da erosão, foi esculpindo espaços. Designada ‘Monolithus’, assemelha-se a um “monólito artificial” – um bloco de cimento de 20×20 metros, que desenha pátios sombreados por muros altos que delimitam os quatro quartos destinados a alojar os hóspedes.

O coletivo grego Kapsimalis Architects parte do jogo da volumetria esculpindo a casa de modo a que pareça ter nascido de um bloco de rocha preexistente, que aos poucos, durante os anos, foi sendo trabalhado pelos elementos naturais, a água e o vento.

Tal deu origem a volumes sólidos e espaços ao ar livre – pátios – que servem de ligação entre as áreas interiores, enquadrando a casa no seu ambiente natural, chamando a luz natural para o coração da casa.

Quando a luz do sol de verão banha as superfícies, estas assumem-se esbranquiçadas e suaves a toque, aveludadas, mas ao cair do dia, estas mesmas superfícies são tingidas por um tom acastanhado.

No interior, também a forma como a mudança da luz do dia incide nos espaços altera a perceção dos materiais usados, ajudada pela existência de iluminação artificial.

Estrados para colchões, prateleiras e assentos foram desenhados à medida e construídos com a mesma mistura de terra e cimento. Esta opção reveste a casa de homogeneidade muito elegante, em associação com a escolha do mobiliário e acessórios de decoração, escolhidos à medida.

0
Would love your thoughts, please comment.x