Por a 22 Fevereiro 2023

Os arquitetos do atelier Block722 assinam o projeto da Villa I, na ilha grega de Mykonos, onde os materiais naturais têm uma participação importante e o cuidado para evitar o barulho da rua foi tido em linha de conta.

Ano: 2017
Localização: Mykonos, Grécia
Tipo: Residencial
Área: 300 m²
Estado: Concluído
Projeto de reconstrução e renovação: Block722
Interiores: Block722
Arquitetura (projeto inicial): Apostolos Nazos
Fotógrafo: Yiorgos Kordakis

O projeto de renovação e reconstrução desta villa em Mykonos foi integralmente pensado sob medida. O ambiente intenso da ilha revelou-se uma escolha clara para, de certa forma, apaziguar o exterior, um tanto barulhento, por forma a criar uniformidade.

Ao trabalhar com desnível, as diferenças de movimento natural e demarcação foram alcançadas. Como o projeto original carecia de alguns pontos de descanso confortáveis, foi feito um esforço para fornecer aos seus utilizadores a capacidade de escolher, dependendo do clima, hora do dia e humor.

A casa à beira-mar foi reformada e ampliada com uma piscina privativa e uma área de pequenas refeições, projetada para proporcionar aos hóspedes a possibilidade de aproveitar as belas manhãs da ilha com privacidade. No entanto, o hábito grego de se reunir em torno de uma grande refeição foi fortalecido com a instalação de uma grande área de churrasco e uma espaçosa área de jantar dentro da unidade principal.

A mobília foi projetada pelo próprio coletivo Block722 Architects, assim como os padrões dos tapetes. Os tecidos do quarto e do WC foram selecionados exclusivamente, feitos de linho e algodão orgânico, e os artesãos gregos construíram no local os sofás trançados e a cabeceira do quarto principal.

Os materiais naturais e as cores terrosas foram contrastados com peças refletivas feitas de vidro e metal, caso das luminárias gigantes sobre a mesa de jantar.

Todo o mobiliário de exterior foi projetado para resistir ao clima imprudente de Mykonos. Caso das mesas feitas com madeira centenária, o olmo quase totalmente desidratado e o sombreamento rústico no pátio, dando um modesto abrigo do sol ao mesmo tempo em que se cria um movimento na superfície do piso.

0
Would love your thoughts, please comment.x