Por a 1 Junho 2023

Viver em poucos metros quadrados tem várias vantagens e o tema das ‘tiny houses’ não é uma coisa da moda. Os tempos obrigam a contenção, mas isso ainda não significa falta de criatividade.

Fotografia de entrada: Projeto de David Olmos Arquitectos

Para lhe mostrar que o que dizemos tem um fundo de verdade, reunimos um conjunto de inspirações sobre o tema, que atestam que a falta de metros quadrados nem sempre é um problema. Nos casos que se seguem, ela é uma grande oportunidade.

No chão

1 -Da La Redoute Interieurs, colchão para o chão Dario, 60×120 cm com espessura de 7 cm e almofadas para o chão Scenario, em algodão reciclado. Juntos criam uma pequena sala de estar, ao nível do chão, ou num espaço pequeno.

Para pousar ou pendurar

2. Da Normann Copenhagen, Cabideiro Toj, em aço e madeira com os parafusos e porcas acentuados no design, e de montagem fácil. Capacidade de carga: 20 kg na barra e 30 kg na prateleira. E Banco Slice, 38×160 cm, feito sob encomenda e produzido de acordo com a escolha específica de cor.  

Pufes e bancos

3. Banco Root, da Ferm Living, feito a partir de uma única raiz da árvore de teca, um material de subproduto muitas vezes descartado na produção em massa. Depois de extraída a raiz, é esculpida à mão na forma de um banquinho e depois manchada, para usar como assento adicional ou como mesa lateral na sala de estar ou quarto.

4. Pufe Circus, da Normann Copenhagen, forrado com tecido de veludo ou lã e placa de madeira na parte inferior para maior estabilidade, e espuma dura na parte inferior e espuma mais macia na parte superior para o melhor conforto ao sentar.  

Para dormir

5. Cama Crawley, casal, com estrado e gaveta, dois acabamentos, lacado branco ou tom wengué, da La Redoute Interieurs.

In loco

Reunimos ainda algumas casas onde a falta de metros quadrados não é motivo para um viver menos arrojado.

É o caso deste um apartamento de 30 m2, em Itália, que foi remodelada para se tornar funcional para um homem solteiro. O projeto é de Cristina Meschi.  

Desta micro-casa, inspirada nas casas de Santorini e com apenas de 27 m2, onde as texturas naturais e a criação de estruturas abertas em betão branco foram a opção. O projeto é do gabinete Bric Arquitetura.

Ou deste apartamento de 50 m2, integrado num edifício dos anos 70 e que foi remodelado porque tinha problemas bem definidos, nomeadamente relacionados com o fato de estar voltado para pátios internos, o que resultava em espaços sombrios e com significativa falta de luz. O projeto é de David Olmos Arquitectos.

0
Would love your thoughts, please comment.x