Partindo da materialidade e de linhas puras, o coletivo Architets Office – com sede em São Paulo e Lisboa -, desenhou este apartamento para um casal com dois filhos, que teria de servir atividades tão diversas como receber, trabalhar, estudar, relaxar e dormir.
Projeto: Architects Office / Fotografia: Felco
A madeira, a pedra, o uso de vegetação e a opção por linhas puras foram pontos de partida para o projeto de interiores deste apartamento, onde se pretendia uma atmosfera acolhedora e moderna para os seus moradores e visitantes.
O apartamento, destinado a um casal e aos seus dois filhos, foi pensado de modo a contemplar as atividades de receber, trabalhar, estudar, relaxar e dormir, dinâmicas imprescindíveis ao viver contemporâneo e absorvidas no desenho dos espaços.
Nesse sentido, a amplitude e integração dos espaços foram pontos de honra ao longo do projeto, sendo valorizadas pela forte presença da luz natural e pelos tons claros explorados nos ambientes.
Ao entrar no apartamento, um volume em madeira dás as boas-vindas e direcciona quem chega para uma das duas áreas: a social ou a mais recatada. É nesta zona de entrada que se encontra também uma casa-de-banho social, que dá apoio à zona de living.
Esta ala social, que contempla a sala de estar, cozinha, varanda e home theater, teve como premissa a integração dos espaços e usos. A área foi distribuída como um grande espaço único, dando contudo a possibilidade de isolar a cozinha. Aqui, além da vista, a grande protagonista é uma estante que percorre todo o perímetro da sala, unificando o ambiente. A varanda foi integrada, agregando uma função gourmet para os eventos da família. Equipada com churrasqueira e uma ilha, este espaço relaciona-se também com a zona de estar e jantar.
Na zona de living, uma diversidade de assentos confortáveis para as reuniões com os amigos é contemplada com uma adega que expõe a coleção de vinhos do casal. Ao lado, e como se estivesse dentro da estante, aparece o home theater, que acolhe a família em sessões de cinema. Aqui nesse ambiente mas também em todo o apartamento, houve uma curadoria precisa de mobiliário e design para a composição dos espaços.
Na suite principal do apartamento, o closet – grande e iluminado com portas de vidro – destaca-se na entrada. A cama escolhida foi estofada e contempla iluminação indireta e mesas de apoio nas laterais. À sua frente, uma poltrona garante conforto e lugar para um momento de leitura. As casa-de-banho estão divididas embora revestidas de maneira idêntica e elegante, com mármore Marrom Imperial.
O quarto do filho mais velho – jovem adulto -, reflete o seu gosto por cores mais sóbrias e conforto. As portas dos armários em vidro, ajudam a ampliar visualmente o espaço e a cabeceira de cama em madeira conta com iluminação indirecta e mesas laterais soltas como apoio. Na parede em frente à cama, foi colocada uma bancada que funciona no dia a dia como home office e também uma televisão. No espaço de banho desta suite, o revestimento escolhido foi mármore Carrara Venatino juntamente com um revestimento cerâmico na cor verde.
Já a suíte para o filho mais pequeno, apresenta um ambiente mais colorido, com armários fechados em palhinha, que conferem um aquecimento e aconchego adicional ao espaço. Aqui, embutido na volumetria do armário, também temos uma escrivaninha de apoio a estudos e trabalhos escolares e uma cama que parece um sofá, com bastantes almofadas, em frente à TV. Na casa-de-banho o revestimento escolhido também foi mármore Carrara Venatino, e uma cerâmica em tons de azul.
Por último, a lavandaria e a despensa funcionam como áreas de apoio e serviço do apartamento, com a intenção de trazer muita comodidade e funcionalidade ao dia a dia da família.
Marcenarias que organizam e escondem os itens e artigos de limpeza, equipamentos relacionados e eletrodomésticos, permeiam estes espaços, contribuindo para o bom funcionamento e manutenção do apartamento. Aqui também foram aplicados materiais e acabamentos que entram em sintonia com o restante projeto, fazendo a harmonização do conceito de interiores global da proposta.