Por a 27 Junho 2023

Existem casas onde parece que o bom tempo permanece o ano inteiro. É o caso desta residência de família em Ibiza, desenhada por Susanna Cots. Com interiores claros e janelas amplas, os ambientes são regados a sol e convidam a ficar.

Projeto: Susanna Cots / Fotografia: Mauricio Fuertes / segundo memória descritiva

“Embora não esteja escrito em nenhum livro, existe uma estação a que se chama Ibiza. Uma estação onde imperam as cores branco e verde, onde a areia tem um papel principal, e onde uma pequena fonte rega a luz do sol: o que nasce, o que se põe e o que não vemos mas sentimos dentro de nós”. É desta forma poética que Susanna Cots começa por descrever o projeto desta casa em Ibiza.

A pensar nesta estação, a designer de interiores orientou o projeto para a luz, abrindo o espaço com grandes janelas voltadas para o exterior, para que a natureza e os jardins desta casa mediterrânea pudessem entrar nos seus 350m2 de área e 3000m2 de jardim.

Já num plano mais terreno, Cots explica que, ao iniciarmos o percurso a partir do hall de entrada, encontramos a primeira abertura que nos mostra parte do jardim e da piscina, assim como a casa de hóspedes anexa à casa principal – este espaço está ligado ao edifício principal através de um corredor envidraçado.

Como é hábito nos projetos da designer, existe uma fusão entre o natural e o íntimo, dando origem a um diálogo simétrico entre o interior e o exterior.

Nesta casa em particular, encontramos esta relação em especial na sala e na cozinha, onde as portas se abrem totalmente e o alpendre se transforma em sala de jantar e a sala de jantar numa extensão do alpendre. O elemento de união é uma única chaminé projetada de forma simétrica, que encontramos em ambas as salas.

A sala de jantar é, sem dúvida, o coração desta casa e da família. Seguindo o seu estilo sutil, o espaço é coroado por um teto de vigas naturais e definido por um dos dois armários, que marcam a identidade desta divisão.

Na cozinha – que ocupa quase todo o espaço alongado da casa – encontramos um outro armário, transformado em pequeno escritório e zona de pequenos-almoços.

Ligada à sala de jantar, encontramos a sala de estar, com a televisão e outra lareira, para momentos de maior proteção.

Mais uma vez, a designer cria uma nova projeção interior-exterior através de portas que se abrem completamente e integram a sala com um exterior verdadeiramente extrovertido: um espaço com um banco branco de inspiração puramente mediterrânea acompanhado por uma fonte para refrescar a envolvente.

Com o mesmo jogo de simetrias – neste caso verticais – no piso superior, encontramos o escritório. Uma área versátil para estudo e lazer que se torna a terceira sala de estar.

Toda a polivalência que os proprietários procuraram dar no piso térreo, nomeadamente expressa numa vontade de partilhar todos os recantos da casa, é contraposta no primeiro andar, onde foi criada uma atmosfera íntima, protetora e com o máximo de conforto, que atinge o auge na suite principal com uma lareira que pode ser desfrutada tanta da cama como do chuveiro.

Neste piso foram ainda projetadas duas suítes simétricas que compartilham um espaço de banho totalmente mobiliado e cujas portas são integradas ao móvel, ficando escondidas da vista de todos os quartos. O projeto também conta com mais uma outra suíte com quarto de banho separado.

No jardim, uma estufa de inspiração nórdica torna-se o destaque, servindo também como ponto de encontro para aproveitar o tempo com a família e amigos.

0
Would love your thoughts, please comment.x