Inspirada num cenote – uma cavidade natural -, a Villa Cava foi pensada para oferecer uma experiência sensorial, onde o luxo é proporcionando através de uma ligação especial com o meio envolvente.
Projeto de Arquitetura: Espacio 18 Arquitectura / Interiores: Kayla Pongrac / Fotografia: Cesar Bejar / segundo a descrição do projeto, via archilovers
Localizada no coração da selva Maia, na incrível Tulum, esta villa desenhada pelo escritório mexicano Espacio 18 Arquitectura, faz-nos sonhar com destinos exóticos e dias de descanso. O desenho da casa foi feito em colaboração com os proprietários – um jovem casal canadiano -, que se inspiraram no Cenote Suytun – uma cavidade natural que é considerada das mais bonitas do México, ou mesmo do mundo – que conquistou os seus corações. Decidiram então criar uma casa que incorporasse a beleza natural e a qualidade espacial da região.
Villa Cava é uma experiência sensorial, pensada para oferecer uma estadia única e inesquecível a quem nela pernoita. O projeto foi criado com a intenção de reunir as pessoas num espaço que oferece descanso, inspiração e crescimento pessoal. A Villa apresenta um conceito arquitectónico inspirado numa caverna (cenote) com iluminação natural superior fornecida por uma piscina com fundo de vidro. O luxo é dado através da natureza, proporcionando uma ligação especial com o meio envolvente.
A casa foi cuidadosamente projetada para se misturar com a paisagem existente. Os regulamentos de construção e as árvores existentes influenciaram o seu contorno, enquanto as vistas da selva foram consideradas para garantir total privacidade. A fortaleza de inspiração brutalista é feita de betão moldado em madeira bruta, que é lentamente descoberto para se revelar como uma escultura. Os materiais foram selecionados para harmonizar com o contexto imediato, considerando o clima húmido e chuvoso, bem como o potencial para furacões.
O design de interiores da Villa Cava, criado por Kayla Pongrac, é um espetáculo para ser visto. A casa é uma escultura habitável, descoberta através de um portal de betão construído em torno de duas árvores maduras, que encaminha para o lobby. Esta área é iluminada de cima através de uma piscina, proporcionando uma recepção calorosa com os efeitos da água e da luz nas paredes.
O andar térreo possui um escritório, uma cozinha e uma grande área social que se abre diretamente para uma piscina. Os espaços são projetados para serem explorados de forma multissensorial, com mudanças de altura e revelando diferentes espaços. O andar superior é a área privada, com quartos e uma suite master, e com tetos altos e clarabóias cuidadosamente posicionadas que inudam a sala com luz natural.
No telhado, uma segunda área de estar privativa ao ar livre é criada, aproveitando ao máximo as vistas deslumbrantes da reserva de selva.
A casa é o resultado da colaboração de muitas pessoas talentosas, incluindo uma empresa local que criou o paisagismo, empreiteiros, artesãos locais e muitos outros que tornaram este projeto possível. Todos os acessórios, tijolos, janelas e eletrodomésticos foram provenientes do México, dando à casa uma verdadeira sensação de lugar.