Por a 9 Maio 2023

O italiano Fabrizio Casiraghi assina o projeto de remodelação deste apartamento em Paris para um conhecido ator francês, que queria tudo menos ostentar. Apenas uma atmosfera elegante.

Projeto: Fabrizio Casiraghi / Fotografia: Cerruti & Draime / Texto: Isabel Figueiredo

A casa, num edifício originalmente projectado por Gustave Eiffel, foi reinterpretada com a criatividade e elegância que se reconhecem ao designer de interiores italiano Fabrizio Casiraghi, a morar em Paris. Para tal, o designer optou por demolir praticamente todas as paredes e desfazer o conteúdo do espaço de, quase, 600m2, reconstruindo-o, para dar lugar a um ‘clube de cavalheiros’, onde as paredes lacadas a verde são as protagonistas.

Estes painéis de madeira canelada lacados a verde floresta, que unem a sala de estar e a cozinha, levaram seis demãos para atingir o alto brilho. Ao efeito espelho, junta-se o efeito íntimo das lanternas de papel Isamu Noguchi, que pendem dos tetos altos, o calor das paredes da entrada e o teto, forrados em palha trançada e pintadas de marfim fosco – revestimento replicado nas paredes e tetos do quarto de hóspedes e no principal, mas aqui com acabamento de verniz.

E toda esta mistura estudada é ainda mais marcante dada a quantidade de luz natural que entra pelas janelas nas paredes voltadas a leste e oeste. À cor e texturas, juntam-se as peças de design, de arte e o mobiliário, além dos pequenos elementos que atestam a mestria de Casirahi. Caso da mesa de nogueira personalizada da área de jantar com cadeiras de meados do século, do sofá de veludo Pierre Frey, da mesa de cocktail Willy Rizzo, do abajur Balthus da Astier de Villatte ou do tríptico de Roberto Ruspoli.

Masculino, com uma paleta cromática forte e apontamentos de extraordinária elegância, o loft é, também, um espaço funcional. A prova está na cozinha com os armários sob medida e bancada em zinco e na sua fluidez, fazendo dela espaço de encontro, para quem raramente cozinha, mas que gosta de receber.  

0
Would love your thoughts, please comment.x