Poucos dirão que, onde hoje existe esta casa térrea, em tempos houve uma pequena fábrica de cones para gelados. O projeto, em Lisboa, é assinado pelo arquiteta francesa Marion Gouges, que mostra que é possível e acessível converter um imóvel industrial, num espaço habitável.
Projeto: Marion Gouges / Fotografia: Garcês / segundo descrição do projeto, via archilovers
A “The Biscuit Factory” – como lhe chama Marion Gouges, “foi um desafio pessoal”, começa por explicar a arquiteta francesa. Um desafio de transformar uma antiga fábrica de cones para gelados num loft único na cidade de Lisboa. Com este projeto e até exercício, Marion Gouges quis mostrar que é possível, acessível e desejável converter um imóvel industrial num apartamento residencial.




Graças à configuração original, o piso térreo funciona como um local acolhedor e é aqui que hoje estão divisões como sala de estar, cozinha e sala de jantar, que funcionam em conjunto e integradas num só espaço aberto, com acesso direto à rua. Esta característica única, explica a arquiteta, eleva o apartamento a um nível mais público, permitindo-lhe ser também espaço para acolher alguns eventos como exposições de arte, reuniões de negócios ou conversas de grupo.




A zona em cave está reservada para utilizações mais privadas. É aqui que estão o quarto principal, bem como um outro espaço aberto que pode, de futuro, ser compartimentado e dar lugar a mais quartos. Uma segunda casa de banho completa serve também este espaço.


Para já, esta zona em open space é composta por uma sala de cinema, uma biblioteca e um espaço de atelier/escritório. De salientar ainda que, o apartamento beneficia de um logradouro privativo com acesso direto pela cave.


De forma a contrastar com o passado industrial do apartamento, o design de interiores escolhido para o espaço focou-se num estilo minimalista mediterrâneo. Uma inspiração que ajuda a trazer uma sensação calorosa e acolhedora ao local, mantendo-o contemporâneo e minimal ao mesmo tempo.




No espaço, Marion destaca os arcos, que são originais e funcionam como elemento principal da arquitetura em todo o apartamento, carregando consigo poesia e conferindo ao apartamento uma dose de sensualidade.