Por a 25 Abril 2023

Um dos mais recentes projetos do estúdio ucraniano MAKHNO é o interior de uma galeria em Barcelona, que recria a casa ucraniana contemporânea em Espanha. Chama-se U Space.

Projeto: MAKHNO Studio / imagens cedidas

Procurando ir além de um espaço de showroom, o U Space pretende mostrar a riqueza das tradições ucranianas e contar ao mundo sobre a sua identidade cultural única. O projeto assinado pelo estúdio de design MAKHNO, mistura elementos tradicionais e contemporâneos, evocando em cada detalhe a cultura do país. É o caso, por exemplo, da madeira utilizada no mobiliário do espaço, um material tradicional que é usado há séculos para os mesmos fins na Ucrânia, mas também para a construção de casas.

Concluído em 2022, o espaço é a materialização de uma crença – de que o design deve contar uma história e criar uma relação emocional com as pessoas. Nesse sentido, o U Space é generoso em toques pessoais e foi pensado para evocar sensações de conforto e familiaridade. Mais do que uma galeria visualmente impressionante, o MAKHNO Studio queria um espaço com profundidade e significado.

Uma das paredes do showroom é revestida com elementos cerâmicos tridimensionais – um design da Tetrapod que ganhou o prestigioso Red Dot Design Award em 2017. No entanto, o MAKHNO Studio pintou um dos elementos de amarelo como símbolo de resiliência. Um gesto que adiciona exclusividade ao espaço, mas que também transmite uma mensagem poderosa.

Para criar um ambiente acolhedor e convidativo, o MAKHNO Studio pendurou por todo o showroom os seus candeeiros KHMARA, também eles já amplamente distinguidos. A peça central do espaço é uma grande mesa de madeira, desenhada com linhas suaves, que cria uma sensação de convívio e comunidade.

Os “Didos” nas prateleiras, também são dignos de nota. Estes brinquedos de arte feitos à mão são pequenos guardiões do espaço, elaborados exclusivamente por ceramistas que se dedicam a preservar as técnicas tradicionais da olaria ucraniana.

Em suma, cada detalhe do U Space foi intencionalmente projectado para recriar o espírito de uma casa ucraniana moderna. Através da seleção cuidadosa de elementos e materiais, o MAKHNO Studio criou um espaço que transmite autenticidade,  naturalidade e beleza.

0
Would love your thoughts, please comment.x