Por a 6 Abril 2023

O atelier de Paulo Cássio assina o projeto deste apartamento T2 com 240m2, no centro de Vila do Conde.

Fotografia: António Moutinho / Texto: Isabel Figueiredo

O que antes era uma casa demasiado compartimentada e escura, resultou num espaço hoje muito mais luminoso, fluido e amplo. Para tal, o gabinete Cássio Porto teve de demolir 90% do existente e repensar as áreas, atraído pela ideia de uma casa inteiramente diferente e guiado pelas necessidades da cliente, que pretendia poucos compartimentos, e todos com grandes áreas, para que a sua vivência e o convívio fossem tão ágeis e descontraídas quanto o possível.

Habitada por uma mulher, a penthouse, que goza de uma exposição solar nascente/poente, exibe hoje uma atmosfera serena e cálida.

“Pretendíamos um ambiente o mais tranquilo possível, pois já existiam peças com uma presença muito forte e às quais não pretendíamos retirar o protagonismo”, conta-nos Paulo Cássio. Para tal, o atelier baseou as suas escolhas numa paleta de crus e beges, pontuados por preto e um ou outro toque de rosa pálido. Por seu turno, a forma como a luz natural e os raios de sol invadem os interiores, ajuda a sublinhar a escolha inteligente destas tonalidades; mas o contrário também conta, ou seja, as cores suaves servem também para maximizar a luz.

E este foi, diz-nos Paulo, talvez, o maior desafio: criar um ambiente acolhedor e proporcionado em áreas tão grandes como as que a penthouse exibe, para que quem ali habita nunca se sentisse desconfortável, em nenhum dos espaços.

O facto é que a sensação de quem ali entra é a de acolhimento instantâneo. “Somos”, continua, “cativados pela luz deste apartamento que nos conquista de imediato, depois pela seleção criteriosa do mobiliário…”. E dá como exemplos o tapete desenhado à medida pelo atelier e feito na Índia, ou o grande sofá em mohair rosa. “É difícil nomear as minhas preferências, mas estas duas estão no topo da minha lista”, confessa. “Claro que a estas somo o tampo da mesa de refeições, pelo seu design e materiais, mas também o closet e a casa-de-banho da suíte. É tudo muito especial nesta casa”, pontua. 

0
Would love your thoughts, please comment.x